Search
Friday 13 December 2019
  • :
  • :

A purificação do alimento*

prasada1

É verdade que os vegetarianos também destroem a vida ao se alimentarem de plantas, mas uma dieta que não danifica nenhuma forma de vida é impossível de se definir. Isso leva ao objetivo central do regime védico: o vegetarianismo por si só, embora essencial, não é suficiente.

Os Vedas recomendam que se deva oferecer todo alimento a Deus, antes de ser consumido. É o mínimo a se fazer para mostrar reconhecimento a Ele, que provê todos os alimentos. Além disso, de acordo com as escrituras védicas, Deus é uma pessoa, e gosta de saborear os pratos que Lhe forem preparados por Seus devotos.

Mas, o mais importante é o amor com que se prepara e se oferece o alimento. Krishna declara no Bhagavad-gita: “Se alguém Me oferecer com amor e devoção uma folha, uma flor, frutas ou água, eu as aceitarei”.

Já introduzida no Ocidente, esta prática tem sido adotada por cada vez mais vegetarianos. Para isto, basta preparar o alimento como um ato de amor e devoção a Deus, a Quem deve ser oferecido. Assim, o alimento, depois de oferecido a Deus, torna-se prasada, ou “misericórdia espiritual”, para purificar a consciência de quem a ingere.

____________________________
* Trecho extraído do livro: Gosto Superior (pg.: 8-10); São Paulo: Fundação Bhaktivedanta. 1992.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *