Search

H.D. Goswami

 

image63401

Hridayananda Das Goswami distingue-se, como Professor Doutor Howard J. Resnick, em estudos sobre a antiga tradição bhakti-yoga da Índia. Nos últimos quarenta anos, ele tem escrito e ensinado por todo o mundo. Mais notavelmente, ele é o primeiro ocidental na história a traduzir e comentar com sucesso o canônico Bhagavata-Purana conforme a tradição.

Dr. Resnick recebeu seu Ph.D. em Sânscrito e Estudos Indianos da Universidade de Harvard (EUA). Como professor visitante na Universidade da Califórnia (EUA), Graduate Theological Union, e na Universidade da Flórida, Dr. Resnick é especializado no ensino de história, filosofia e religião no Sul da Ásia.

Também publicou artigos por instituições como Harvard University Press, University of California Press, e Columbia University Press. Tendo lecionado nas principais universidades de Estados Unidos, Europa, Índia e América do Sul, Dr. Resnick é palestrante reconhecido por faculdades, universidades, escolas de teologia, grupos civis e organizações religiosas de todos os tipos.

Fluente em sete idiomas (Inglês, Espanhol, Português, Italiano, Francês, Alemão e Sânscrito), Dr. Resnick concluiu a tradução do Bhagavata-purana e, no momento, tem trabalhado em um romance histórico de três partes, com base no grande épico indiano Mahabharata. Recentemente publicou, em Inglês e Português, Um Guia Completo para Bhagavad Gita com tradução literal.

Na Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON), o Professor Doutor Howard J. Resnick é conhecido como Hridayananda das Goswami um dos líderes espirituais mais antigos e respeitados da instituição. Na vanguarda do diálogo religioso contemporâneo, ele se destaca por sua proposta de apresentar a sabedoria da antiga filosofia védica, ou indiana, contextualizada para o público ocidental.

Durante o movimento de expansão da ISKCON na América, a pedido do mestre e Fundador Acharya da ISKCON, A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, Hridayananda Das Goswami liderou a instituição a partir de 1974 em toda a América Latina, incluindo Brasil. Depois que Srila Prabhupada deixou o planeta e por sua autorização, Hridayananda Das Goswami em várias partes do mundo iniciou muitos discípulos que carinhosamente o chamam de Srila Acharyadeva.

A atuação de Hridayananda Das Goswami no Brasil se mistura com a história da oficialização da ISKCON e seus templos em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo no início da década de 70. Para isso ele contou com ajuda de jovens pioneiros da ISKCON que já se correspondiam com Srila Prabhupada e outros líderes nos Estados Unidos da América.

Nascido em 5 de novembro de 1948, H.D. Goswami cresceu em Los Angeles, Califórnia, e começou seus estudos na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA, onde participou de movimentos políticos e culturais do final dos anos 60. Em 1969, depois de participar de uma palestra proferida por A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, ele começou a visitar o templo da ISKCON Berkeley, de cujo ashram se tornaria residente, em tempo integral dedicado ao serviço monástico e à formação teológica. Em 1970, H. D. Goswami foi formalmente iniciado na escola Gaudiya Vaishnava de bhakti yoga sob a orientação de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Ao longo de sua carreira, H.D. Goswami cedo se distinguiu pela devoção à mensagem de seu mestre e por sua eloquência em apresentar para os outros os ensinamentos de Swami Prabhupada. Em 1972, para melhor servir o mundo, ele aceitou voto de celibato e nos 20 anos seguintes estabeleceu mais de 40 centros da ISKCON. Também supervisionou tradução, publicação e distribuição de milhões de livros de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em toda a América Latina, na Itália e na Grécia.

Como um professor dedicado e estudioso da história religiosa, H.D. Goswami continua a procurar maneiras eficazes para contextualizar a sabedoria antiga em circunstâncias contemporâneas. Em 2013, ele lançou um projeto chamado Krishna West, para apresentar o processo da Consciência de Krishna no Ocidente a pessoas que querem conhecer e praticar bhakti yoga numa cultura que lhes seja confortável e natural. H.D. Goswami propõe o Krishna West para facilitar o acesso da ISKCON ao público ocidental.

Saiba mais..