Search

AROMATERAPIA

foto aromaterapia

É uma técnica milenar que utiliza as propriedades terapêuticas das plantas para estimular nosso corpo. A partir de aromas de diferentes óleos essenciais, o intuito da aromaterapia é promover o bem-estar, aliviar diferentes tipos de sintomas como depressão, ansiedade, insônia, desordens nas vias aéreas, fortalecimento da imunidade, estresse, TPM, dentre outros.

A aromaterapia que conhecemos hoje foi fruto de René Maurice, um químico do século passado – apesar de haver registros de povos antigos como indígenas e indianos que se favoreciam do uso de técnicas como massagens, combate de pragas, chás e banhos, a denominação do termo da cura a partir de aromas surgiu em meados de 1928, com os óleos essenciais.

Existem várias formas de se utilizar óleos essenciais, que apesar de serem produtos naturais, têm de ser manipulados com cuidado e conhecimento. Uma das maneiras mais comuns é a inalação, na qual respira-se diretamente do frasco, inspirando profundamente, intercalando em tempos desejados. Outra maneira muito utilizada é a vaporização. Essa técnica consiste em pingar gotas do óleo em uma bacia com água fervente, fazendo com que o vapor, ao ser respirado, sirva de “condutor” para dentro do corpo – usando de preferência uma toalha ou algum pano por cima da cabeça para melhor aproveitar o vapor. É importante ressaltar que cada sintoma recorrerá um modo específico de tratamento para a eficácia do resultado.

Alguns óleos essenciais e suas funções:

Alecrim: concentração, memória, cansaço mental, dor de cabeça, dor muscular.

Lavanda: estresse, insônia, problemas respiratórios.

Eucalipto: problemas respiratórios, febre, tensão muscular.