22/09 – Feliz Radhastami

AGENDA Datas Sagradas

ŚRĪ RĀDHĀṢṬHAMĪ – O DIA DO APARECIMENTO DE ŚRĪMATI RĀDHĀRĀṆĪ 
Por lokasaksidasa

tapta-kāñcana-gaurāṅgi rādhe vṛndāvaneśvari |
vṛṣabhānu-sute devi praṇamāmi hari-priye ||

“Ofereço meus respeitos a Rādhārāṇī, cuja tez corpórea é como a do ouro derretido e que é a Rainha de Vṛndāvana. Sois a filha de Rei Vṛṣabhānu e a muito querida do Senhor Kṛṣṇa.”

Krishna significa o Todo-atrativo; Ele atraia a todos.
Contudo, bhakti, o serviço devocional, atrai a Krishna. 
Srimati Radharani é a personificação e arquétipo de bhakti em seu máximo grau.

“Em Vrndavana, todos os devotos puros rogam a misericórdia de Srimati Radharani, a potência de prazer do Senhor Krishna. Srimati Radharani constitui aquilo que equivale ao aspecto feminino e dócil do todo supremo, representando a fase de perfeição da natureza feminina existente no mundo. Portanto , a misericórdia de Radharani é mui rapidamente acessível aos devotos sinceros , e no caso de Ela recomendar ao Senhor Krsna esse devoto, o Senhor imediatamente aceita que o devoto passe a associar-se com Ele. Conclui-se, portanto, que a pessoa deve levar mais a sério a busca da misericórdia do devoto, e não diretamente a misericórdia do Senhor, e com essa sua atitude (pela boa vontade do devoto), a atração natural pelo serviço ao Senhor será revivida” (Srila Prabhupada, Srimad Bhagavatam, 2. 3.24 Significado.)

“Qualquer pessoa que não sirva Sri Radha, desejando apenas a companhia de Govinda, é como alguém que quer desfrutar da lua cheia em uma noite sem lua. E quem não sabe que Srimati Radharani é a semente do prazer de Syama é como alguém que toma somente uma gota do grande oceano que lhe é disponível” (Radha Rasa 80- Prabodhananda Saraswasti).

“Nem sequer por um momento eu quero ir para aquele lugar onde um hipócrita impuro e orgulhoso adora unicamente a Govinda, sem adorar a Sua mais amada Sri Radhika, cujas glórias são cantadas pela escrituras védicas e pelos grandes sábios como Narada, que porta a sua vina. Esse é o meu voto solene” (Sva Niyamama daskam 6-Sri Raghunatha das Goswami).

========