Search

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR

yoga-inc_2007_big

A meditação é uma prática que cresce cada vez mais no mundo e seus benefícios são muitos para a saúde e se estendem além de gerenciar o estresse. Sua prática registra-se em diferentes culturas e tradições há milhares de anos. Entretanto, existem diferentes descrições e definições do que seja meditação e de como ela funciona.

Uma das definições de meditação no dicionário de Webster é “tempo calmo gasto no pensamento”, que pode ser feito com propósitos religiosos, para trazer equilíbrio e autoconhecimento ou para outros propósitos. Também se define a meditação como uma prática de focar a mente, para treinar atenção e concentração, como forma de aprender a identificar pensamentos e hábitos.

Como parte de programas de tratamento holístico, seu uso cresce e tem atenção de médicos e pesquisadores. De acordo com experimentos científicos, a meditação apresenta impactos profundos na redução do estresse e níveis de cortisol, prevenindo doenças relacionadas ao estresse.

Pesquisas científicas argumentam que a meditação seja verdadeiramente uma experiência de mudança no cérebro. Os pensamentos, as percepções sobre a vida ajudam a moldar as estruturas físicas do cérebro. Em outras palavras, quanto mais se treina o pensamento positivo, e se manipula o estresse com meditação, é provável que, ao se pensar coisas positivas para o futuro, seja possível enxergar o mundo de maneira mais otimista.

De acordo com relatório divulgado pelo Departamento de Medicina da Universidade Johns Hopkins em 2014, alguns dos benefícios da meditação que já foram comprovados em estudos e ensaios clínicos incluem: redução dos riscos de obesidade, redução de consumo exagerado de alimentos; redução de dor crônica melhora a qualidade do sono; redução de
dores de cabeça; recuperação de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas; tratamento de transtornos mentais, como transtorno bipolar / depressão maníaca, transtornos alimentares e outros.

O mesmo documento garante que a prática da meditação diminui a inflamação e ajuda na construção de sistema imunológico mais forte; melhora a tomada de decisões e a comunicação; aumenta a produtividade no trabalho e os sentimentos positivos, incluindo felicidade, conexão com os outros, calma, paz e compaixão. Auxilia contra depressão e ansiedade; diminui os níveis de cortisol; ajuda no tratamento de dificuldades de aprendizagem como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); melhora memória, foco e desempenho mental.

Aliada à alimentação adequada, a meditação pode melhorar a saúde e a qualidade de vida, produzindo equilíbrio emocional e bem-estar. Terapeutas sugerem a meditação para entrar em contato com a verdadeira essência. Talvez uma pequena pausa na rotina para meditar
seja o que falta para melhorar a qualidade de vida. A meditação ajuda a aquietar a mente e fazer com que o corpo relaxe. Assim, diminui os níveis de estresse que são prejudiciais à saúde.

Para se ter qualidade de vida e saúde, alimentação adequada é fundamental. Isso porque os alimentos ricos em açúcar e gorduras, por exemplo, são os principais causadores de doenças crônicas, como diabetes, colesterol, obesidade etc. Por isso, é imprescindível uma dieta rica em nutrientes e vitaminas de que o corpo necessita para fortalecer o sistema
imunológico e livrá-lo das mazelas que interferem no bem-estar.

A PARTIR DAQUI
. Alimentação adequada segundo o Ayurveda
. Depoimento de fontes sobre os benefícios da meditação aliada a alimentação adequada,
para qualidade de vida e bem-estar
KELY PARAYANA
GUNESVARA
JAYADVAITA