Search

LIVRO VIDA: OBJETIVOS E DEVERES


O livro Vida: objetivos e deveres, Editora Kiron, consiste na transcrição de três conferências de Hridayananda Dasa Goswami, reunidas em 57 páginas encadernadas em brochura. A primeira para a Universidade de Pachuca, México; a segunda em Natal (RN); e a terceira em Pindamonhangaba (SP), por ocasião do primeiro Festival Internacional Krishna West, na
comunidade rural Nova Gokula, da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON), em 2017.
Hridayananda Dasa Goswami tem apresentado uma mensagem espiritual atemporal em conferências ministradas em várias universidades ao redor do mundo. Assim ele mostra como um conhecimento milenar pode ser praticado de modo simples e efetivo nos tempos modernos.
No capítulo um de Vida: objetivos e deveres, o autor apresenta significativa reflexão sobre como as próprias ações podem criar problemas para os indivíduos. Com exemplos do contexto de vida moderna, ligados a significativos conceitos filosóficos, ele sugere que se repense o modo de vida. Também mostra uma postura com bases espirituais lógicas bem
fundamentadas para evitar atitudes prejudiciais no processo de evolução da existência.
Ao apresentar uma meta objetiva em relação à vida, no segundo capítulo o autor revela um caminho por meio do qual a humanidade pode unificar-se em paz, com uma causa comum. O encadeamento lógico de suas explicações conduz à compreensão clara de certas características do Universo. Quanto ao modo de como trilhar tal caminho, o autor explica que
é preciso certo equilíbrio para se conseguir superar a dualidade das emoções de apego e aversão. Essa dualidade derrota a inteligência, mas é possível superar isso com estudos e práticas espirituais que proporcionem satisfação superior.
O capítulo três explica uma diferença sutil entre certos deveres. Ao se tentar alcançar a almejada felicidade por meio da boa execução de nossos deveres familiares e sociais, nem sempre se obtém êxito. Segundo o autor, além desses níveis de atuações, há um outro nível que proporciona satisfação interna perene.
Conforme o autor, uma boa e curta descrição do mundo moderno o aponta como algo espiritualmente catastrófico, apesar dos avanços. “Então, já que todos nós somos iguais comoalmas, a violência ao outro é idêntica à violência a si mesmo. De modo semelhante ao uso do veneno, se é uma ação má dar veneno a outrem, é igualmente violência tomar o mesmoveneno. E o veneno nesse caso é seguir com uma vida ignorante, simplesmente ignorando a si mesmo; ignorando a nossa potencialidade espiritual e ignorando as leis superiores que governam o mundo.”
No final das conferências, as perguntas dos alunos e professores presentes enriquecem ainda mais as abordagens de Hridayananda Dasa Goswami em Vida: objetivos e deveres. Com um discurso simples e de fácil apreensão, certamente o livro agrada o leitor que busca a praticidade moderna em conhecimentos filosóficos milenares.
Vanavihari dd
SERVIÇO:
Autor: Hridayananda Dasa Goswami
Editora: Kiron
Equipe responsável por tradução, transcrição, edição e revisão::
Caitanya Gosai Dāsa (Charles A. Castro Oliveira);
Haḍāi Panḍita Dāsa (Roberto do Carmo Rocha);
Rādhānātha Dāsa (Robson Guia Chepkassoff);
Pradyumna Dāsa (Paulo Ricardo Oliveira da Silva);
Nityānanda Dāsa (Nilson Gontijo).
Onde comprar: Whatsapp (61) 991612456.