Search

Descobrindo sua Constituição Ayurvedica

A combinação particular de energias presentes quando entramos neste mundo como nascimento é conhecida no Ayurveda, como nossa constituição inata, ou Prakuti. O que fazemos com nossa constituição depende de nós. É o livro de referência para nossa saúde, vitalidade e bem-estar. Também pode ser o trampolim para as dificuldades, se ignorarmos suas necessidades. Os cinco elementos se unem para criar três tipos constitucionais básicos. Eles são Vata, Pitta e Kapha. Se o ar e o éter predominam em sua constituição, você é Vata por natureza. Se o fogo e a água assumem a liderança em sua constituição física, Pitta é o resultado. Se a água e a terra têm ascendência em seu corpo ao nascer, Kapha é seu constituinte.

Como você sabe que isso não é simplesmente um estereótipo cultural? Isso certamente foi um problema para mim ao encontrar o Ayurveda. Tenho uma resistência real a sistemas convenientes de categorização, especialmente a categorização de ervilha. Talvez essa seja uma das razões pelas quais demorei tanto para inestigar o Ayurveda. Os humanos são muito mais complexos e notáveis ​​do que qualquer descrição padrão poderia transmitir, seja ayurvédica, astrológica, bioquímica ou psicológica. Além disso, as pessoas costumam usar classificações como forma de se proteger. “Ah, eu sou Kapha, é por isso que tenho um problema de peso”. Ou “Oh, eu sou Vata, não admira que raramente assuma compromissos”. Ou “Ah, ha! Sendo Pitta é claro que vou ter um temperamento, deixe-me compartilhar com você!” Usar limites para ficar limitado ou tornar-se mais limitado não é o que buscamos aqui. No entanto, compreender mais sobre nossa natureza e recursos pode ser útil; pode nos dar suporte para cura e mudança. Minha resposta a essa pergunta é: experimente você mesmo. Se for útil, você descobrirá isso.

O que significa entender sua constituição significa, na prática? Cada constituição tem necessidades diferentes. Atender a essas necessidades garante equilíbrio e melhores chances de boa saúde e paz de espírito. Ele também oferece opções mais informadas sobre quais métodos de saúde são mais adequados para você.

Como você pode descobrir sua constituição? Idealmente, um médico Ayurvédico qualificado pode avaliar seu pulso e fornecer informações sobre seu Dosha. A partir do exame de pulso, ele pode determinar quais elementos estão em equilíbrio, o que está errado e o que precisa ser feito. O pulso é utilizado no Ayurveda de maneira semelhante à medicina tibetana ou chinesa. Trabalhar com um profissional talentoso ayurvédico é um recurso inestimável. Mas e se você morar em Boise, Idaho, onde não há Vaidya? Cada constituição tem certos atributos físicos, emocionais e mentais característicos, que nos permitem saber quais os elementos que estão presentes. O questionário a seguir pode ajudá-lo a ter uma ideia mais clara sobre seu tipo constitucional, para que você possa usar essas receitas ao máximo.

Texto extraído do livro The Ayurvedic Cookbook de Morningstar.