Search

Reduzir, Reutilizar e Reciclar – A política dos 3R’s

A política dos 3R’s foi uma convenção de medidas criada para incentivar a conscientização a respeito do lixo global. Essas práticas visam a diminuição da utilização e descarte exacerbado e impedir a evolução da degradação ambiental. Além de favorecer o desenvolvimento sustentável, essas práticas favorecem um maior aproveitamento das fontes dos recursos naturais. Essas medidas foram propostas durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de janeiro em 1992. 

Reduzir: 

A redução consiste no consumo consciente de resíduos, optando apenas pelo necessário, com consciência ambiental e econômica  

Reutilizar: 

A reutilização de produtos pode tanto continuar com a mesma função inicial do objeto, como reinventar novos modos de aproveitamento; como uma garrafa de vidro, papéis para rascunho, potes plásticos, garrafas pet para jardins suspensos e mais. Pode não ser só funcional, com decorativo também.  

Reciclar: 

A reciclagem consiste num processo de reaproveitamento total ou parcial do produto. Necessariamente o objeto irá passar por uma transformação muitas vezes química para chegar na etapa inicial e estar disponível novamente para o consumo e venda. Por exemplo, papéis, vidros, pneu para borracha de asfalto… A coleta seletiva é o meio mais simples de conseguir dar um fim menos danoso ao meio ambiente e aos recursos naturais.