Lagna Dhanus (Sagitário)
O nativo com ascendente em Sagitário, um signo de fogo, masculino, simbolizado pelo Centauro apontando com seu arco para o alto, indica uma pessoa ativa, entusiasta, com propósito de alcançar grandes realizações, mas ao mesmo tempo com os pés firmes no chão, nas necessidades básicas da vida.
Por um lado é impulsivo, tem muito interesse em viajar, investigar e explorar o mundo e a vida, gerando calor, generosidade e nobres ideais. Luta por boas causas, trabalhando para o bem da humanidade e para elevar as outras pessoas.
Adquire conhecimento de assuntos filosóficos estudando leis ou escrituras. É justo, guiado por um coração puro, espiritual, humilde, isento de hipocrisia, com princípios de vida, sendo um bom pai ou mestre; faz boas previsões, impregnando os acontecimentos com significados em relação aos princípios maiores. Também é alegre, de coração aberto, amoroso e simpático.
Por outro lado, é afeiçoado ao acessórios confortáveis do lar, é conservador, autocontrolado, convencional, porém, empreendedor, podendo fazer bons negócios. Deseja autoridade e tem um jeito especial de inspirar os ideais, podendo tornar-se um líder, mas usa de seu poder em corrupção.
É virtuoso, valente, sobrepõe-se aos oponentes e sofre oposição de pessoas invejosas. Tem hábitos asseados, é erudito e honrado, terminando bem sucedido fora de seu lugar de nascimento, em terras estrangeiras.
A posição de Júpiter na casa mostrará a área da vida onde procurará encontrar a verdade, e estará propenso a excessos ou a expandir-se.
Suas tendências físicas são de uma pessoa alta ou gorda, face longa, nariz e orelhas grandes e saudável.
Com Júpiter ou Sagitário aflitos pode tornar-se arrogante, abusivo e extravagante, desperdiçando dinheiro ou vivendo uma ilusão alem de suas posses.