Search

Mrigashira

É a quinta das 27 nakshatras. Se você nasceu quando a lua estava entre 23º20 graus de Touro e 6º40 graus de Gêmeos, então este guia é para você.

Seu nome sânscrito vem da palavra sânscrita que significa ‘animal’ e ‘cabeça’. Um significado de Mrigashira é uma ‘cabeça de um animal’, indicando um senso de aventura, animação e uma intuição forte.

Seu planeta regente é Marte. Os romanos adoravam Marte como o deus da guerra, uma tradição que tinha suas raízes nas escrituras da Índia Védica. Marte está associado com masculinidade, poder, vitalidade, coragem e conflito.

Seu grupo de nakshatras é Divino. Mrigashira é uma nakshatra divina. Pessoas neste grupo geralmente têm boa natureza e são afortunadas, têm sorte na vida. No entanto, podem ter dificuldade com orgulho e com o sentimento de que o mundo lhe deve algo.

Seu signo zodiacal é Touro (nos 1e 2/4) e Gêmeos (nos 3 e 4/4). Os nativos de Touro são alegres, confiáveis, generosos, amáveis, obedientes e gostam dos prazeres sensuais. Os nativos de Gêmeos são inteligentes, analíticos, imaginativos e indivíduos atenciosos, habilidosos em retórica.

Sua deidade é Soma. Soma é o senhor da mente e está associado com medicina, nutrição e frutas, legumes e verduras.

Seu símbolo é a cabeça de um cervo. Isto representa curiosidade, brincadeira, movimento, sagacidade e ousadia.

Seu poder é: dar cumprimento. Esta estrela concede a sensação de cumprimento e realização através da transformação e da maturidade.

Os nativos Mrigashira são indivíduos instruídos com mentes brilhantes e ótima habilidade de pesquisa. Pensam e agem rapidamente. São energéticos por natureza, capazes de realizar muita coisa quando aplicam essa energia com perseverança e diligência. É improvável que sejam pegos em bagunça, pois gostam que seus arredores estejam limpos e esteticamente agradáveis. Mrigashiras geralmente desfrutam de boa saúde.

Uma natureza amável e suave garante que os Mrigashiras sejam queridos. Sua honestidade e otimismo, combinados com seu amplo conhecimento os tornam amigos valiosos que podem dar excelente conselhos.

Os mrigashiras cuja luas caem em Touro, nas duas primeiras mansões lunares, provavelmente possuem talento poético e musical. A influência criativa de Vênus, o planeta que rege Touro, permite que tragam muitas ideias à existência. A influência de Touro também trará afluência material.

Se as luas caírem em Gêmeos, nos dois últimos quartos de Mrigashira, os nativos terão grande talento linguístico. Escrever, falar em público e debater são habilidades que lhes vêm naturalmente. São espertos e curiosos, e sua curiosidade os leva a pesquisas extensivas em muitas áreas.

Um sentimento de felicidade e paz geralmente segue os Mrigashiras, cuja natureza sensível, gentil e perceptiva faz com que os outros sintam-se confortáveis em sua companhia.

Mrigashiras saem-se melhor nas carreiras em que sua inteligência esteja envolvida. Trabalhos que os restringem muito os farão sentir-se inquietos e insatisfeitos. Algumas profissões possíveis: professor, pesquisador; membro do clero ou alguma outra vocação espiritual; escritor, poeta, artista, musicista; agente de viagens, jornalista de viagens ou outras carreiras que envolvam viagens.

Os nativos Mrigashira estão acostumados a serem a pessoa mais inteligente do ambiente. Isto pode tornar difícil o desenvolvimento da humildade. A arrogância, combinada com sua natureza ativa, pode levá-los a ser precipitados – podem ignorar detalhes importantes e tomar decisões sem consultar os outros. Isto também pode resultar em comportamento agressivo.

A mente analítica de um Mrigashira nunca está em descanso. Ao mesmo tempo em que lhes dá insights e percepções, o que os faz parecerem gênios aos outros, tem seu lado negativo. Podem ser desconfiados e duvidosos por estarem demasiadamente conscientes das diversas maneiras que uma situação poderia dar errado. Se passarem muito tempo pensando sobre problemas potenciais, seu otimismo natural pode dar lugar ao nervosismo e medo.

Porque suas mentes estão sempre buscando em milhares de direções de uma só vez, podem parecer dispersos. Embora sejam energéticos, quando tentam fazer coisas demais sentirão como se nunca realizassem nada. Tomar decisões também pode ser difícil para os nativos, já que não conseguem parar de pesar os prós e contras de suas opções. É irônico que embora consigam fazer com que os outros se sintam pacíficos e confortáveis, têm dificuldade de fazer o mesmo consigo. Sentem-se inquietos com frequência.

Sua habilidade de ler outras pessoas pode ser mal utilizada. Frequentemente sabem o que as pessoas querem ouvir, mas isto pode provocar que caiam no hábito de enganar os outros. Podem representar-se inapropriadamente, suas ideias e suas crenças, por popularidade ou algum outro ganho material. Devem lembrar-se de ter integridade e praticar o que pregam, ou sua enganação e hipocrisia virão assombrá-los no final. Esta tendência de ser instável é especialmente proeminente nos Mrigashiras em Gêmeos.

Sua natureza sensual pode tirar o melhor deles, levando-os mais e mais longe de seu verdadeiro caminho na vida em uma busca interminável pela satisfação sensual. É importante que controlem seus desejos por conforto e prazer. Indulgência em excesso nunca é satisfatória, e pode levar à doença.

São aprendizes rápidos. Não levam muito tempo para apreender novos conceitos ou habilidades. Aprender é algo em que se saem muito bem, seja aprendendo a cozinhar ou geometria.

São habilidosos em debater. São oradores persuasivos e raramente perdem um debate. Discutir assim é diversão para eles, mas devem estar conscientes de que nem todos gostam de debater – podem ser vistos como agressivos.

São acadêmicos naturais. Se sairão bem na escola. São estudiosos, raramente perderão aula ou esquecerão de entregar alguma tarefa – afinal, aprender é algo que gostam.

São sensíveis ao criticismo. Estão acostumados a estarem certos e por isso é difícil lidar com críticas. Devido a sua natureza sensível, a crítica os afeta fortemente. Devem tentar olhar o criticismo construtivamente, em vez de permitir que os desanimem. Quando visto desta maneira, o criticismo pode ajudar a crescer.

Podem encontrar sofrimento no casamento. O planeta regente de Mrigashira é Marte, um planeta cuja influência agressiva pode causar problemas no casamento. Podem achar difícil parar de analisar seus relacionamentos, duvidando como duvidam da maioria de suas decisões. Relacionamentos múltiplos e adultério podem ser evitados se aprenderem a ficar satisfeitos com o próprio relacionamento e pararem de buscar por algo melhor.

Em termos de compatibilidade, a sexualidade de Mrigashira é simbolizada por uma serpente fêmea. Para compatibilidade física, isto os faz par ideal para indivíduos nascidos sob a estrela, nakshatra, Rohini. Com base em uma combinação holística (geral), Mrigashiras têm maior probabilidade de relacionamentos, e parcerias, de longo prazo felizes com: Ahwini (para mulheres); Hasta; Swati. Para nativos no 1º e 2º quartos em touro: Krittikas em Touro (para mulheres); Rohini; Punarvasu em Câncer (para homens); Pushya; Uttara-phalgunis em Virgem; Anuradha; Uttara-ashadhas em Capricórnio (para mulheres); Shravana. Para nativos no 3º e 4º quartos em gêmeos: Ardra; Punarvasu em Gêmeos; Purva-phalguni (para homens); Uttara-phalguni (para mulheres); Vishakhas em Libra (para homens); Shatabisha (para mulheres); Purva-bhadrapada em Aquário.

*A saber: a compatibilidade em relacionamentos é uma ciência complexa que olha diversos fatores. Deve-se sempre consultar um astrólogo experiente que possa analisar cuidadosamente as cartas de ambos os indivíduos envolvidos.

Cada Nakshatra é dividida em quatro quartos, conhecidos como padas, de 3º20 graus cada. Estes quartos são baseados na carta divisional 1/9, chamado Navamsha. O posicionamento da lua no momento do nascimento determina o quarto em que nascemos.

– 1/4, (23º20 a 26º40 graus em touro) – Leão. São indivíduos poderosos, intransigentes e inflexíveis. São de aparência atraente. Uma posição no governo lhes cairia bem.

– 2/4, (26º40 a 30º graus em touro) – Virgem. O conhecimento é o foco primário. Sua mente afiada os faz astutos e espirituosos, e têm um excelente senso de humor. A paciência lhes vem naturalmente.

– 3/4, (0º a 3º20 graus em gêmeos) – Libra. São alegres e amam socializar-se, uma combinação que lhes dá muitos amigos. Sua inteligência e imaginação lhes garante que estejam sempre tendo ideias originais.

– 4/4, (3º20 a 6º40 graus em gêmeos) – Escorpião. São ativos e sempre têm muita coisa acontecendo. São intelectuais e suas opiniões são bem-informadas. Não estão dispostos a submeter-se às exigências de ninguém, nem mesmo por educação. Entretanto, esta tendência inflexível pode lhes causar problemas. São diretos, argumentadores e às vezes, cruéis.

Para análise do dia, também conhecido como Muhurtha, as estrelas (nakshatras) são usadas para determinar dias e horários favoráveis para cerimônias e eventos importantes, como casamentos, aquisição de uma nova casa ou veículo, início de um projeto ou concepção de uma criança.

Neste sentido, a natureza de Mrigashira é Mridu, ‘suave’ ou ‘meiga’. Mrigashira é uma excelente estrela, nakshatra, para: começar uma viagem, jornada; passar por operações médicas; cerimônias de casamento; conceber uma criança; adquirir roupas novas ou joias.