Search

OS HUMORES BIOLÓGICOS DOS SIGNOS SEGUNDO OS ELEMENTOS

Como regra geral, os planetas são mais importantes que os signos para determinar a natureza das coisas. Os signos determinam o campo de ação e são mais indicativos do local de doença. Alguns astrólogos classificam os humores dos signos de acordo com os planetas que os regem.  

ÁRIES, LEÃO e ESCORPIÃO são signos de FOGO (PITTA). São governados por planetas ígneos, Marte e Sol.  

TOURO, CÂNCER, LIBRA, SAGITÁRIO e PEIXES são signos de ÁGUA (KAPHA). São governados por planetas de água, Vênus, Lua e Júpiter.  

GÊMEOS, VIRGEM, CAPRICÓRNIO e AQUÁRIO são signos de AR (VATA). São governados por planetas aéreos, Mercúrio e Saturno.  

Escorpião, um signo de água, por elemento, é geralmente Pitta mesmo, em natureza. Segundo o Ayurveda, o humor biológico Pitta-fogo também contém água ou lubrifica sua base. A Lua em Escorpião, em geral, é totalmente Pitta (ígneo e agitado). 

  • COMO DETERMINAR O HUMOR BIOLÓGICO ASTROLÓGICO?

O fator mais importante para determinar a constituição individual é o ascendente, ou a primeira casa, que geralmente governa o corpo físico. O normal é que o tipo físico das pessoas siga a natureza do ascendente. Esta é regra geral, e outros fatores devem ser considerados.  

Planetas localizados na primeira casa são importantes. Por exemplo, Marte no ascendente, com frequência torna uma pessoa ígnea. Particularmente, os aspectos do senhor do ascendente junto com o ascendente têm de ser considerados. Deve-se levar em conta o Sol como significador da primeira casa.  

É bom examinar o Sol mais para os homens, e a Lua para mulheres, como indicador do tipo físico. Porém, quando a Lua é mais forte que o ascendente, pode determinar o tipo físico até mesmo para homens.  

Conjunções de planetas com o Sol ou Lua são bastante significantes. Marte junto com o Sol frequentemente torna a pessoa ígnea.  

Planetas na sexta casa, ou aspectando o seu senhor, também afetam a constituição física, criando tendências a doença e poder digestivo em geral.  

A regra principal é que o planeta é que tem a maior força de influência nos vários fatores que representam o corpo. A primeira e sexta casas, os senhores delas, o Sol e Lua, geralmente determinam o tipo físico. Se dois planetas do mesmo humor (como a Lua e Júpiter, ambos de água) são fortemente afetados, estes fatores farão o julgamento mais seguro.  

Em outras palavras, a constituição Ayurvédica normalmente segue a natureza do planeta mais forte no quadro ou o tipo planetário que a pessoa representa. Porém, é um assunto complicado e nós não temos o espaço para entrar nisto aqui em detalhes adequados.  

É preciso ter cuidado no julgamento da constituição Ayurvédica. Recomenda-se o uso de questionários Ayurvédicos, o que pode ser útil. A Astrologia considera muito mais do que a saúde do corpo físico, e, na maioria das vezes, é difícil de determinar quais fatores no quadro astrológico especificamente afetarão a saúde de alguém.