Search

Krittika

É a terceira das 27 nakshatras. Se você nasceu quando a lua estava entre os graus 26º40 de Áries e 10º de Touro, então este guia é para você.

Seu nome sânscrito deriva da palavra sânscrita que significa cortar. Um significado de Krittika é ‘o cortador’, indicando perceptividade, poder e uma natureza discernente, perspicaz.

Seu planeta regente é o Sol. Na astrologia, o sol é considerado o rei dos planetas. De acordo com o entendimento védico, o sol é uma expansão de Deus. Este planeta está associado com a alma ou Ser, liderança, felicidade, sucesso, auto realização e iluminação espiritual.

Seu grupo de nakshatras é Demoníaco. Logo Krittika é uma nakshatra demoníaca. Indivíduos neste grupo são geralmente intuitivos, obstinados e assertivos. Podem ter inclinação para a raiva e violência.

Seu signo zodiacal é Áries (no 1/4) e Touro (nos 2, 3 e 4/4). Arianos são leais, inteligentes, confiantes, competitivos e são líderes naturais. Nativos de Touro são alegres, confiáveis, generosos, amáveis, obedientes e gostam de prazeres sensuais.

Sua deidade é Agni. O Senhor do fogo, Agni, é considerado a boca dos deuses. Na Tradição védica, as oferendas aos deuses são frequentemente realizadas através do fogo sagrado. Agni também é associado com transformação e purificação.

Seu símbolo é a faca ou a chama. Isto representa a habilidade de Krittika de queimar, cortar ou então romper as amarras com a negatividade. Também representa algum grau de ferocidade, que pode ser perigoso se mal utilizado.

Seu poder é: Queimar ou consumir para purificar. Assim como o fogo queima as impurezas, Krittika também o faz. Os elementos negativos são queimados para alcançar uma verdade mais profunda. Krittika concede uma natureza discernente e dá luz, calor e nutrição.

Os Krittikas são muito inteligentes, e sua inteligência se manifesta especialmente em sua habilidade de ver diretamente o cerne da questão. Indivíduos diretos que dificilmente farão rodeios, podem ser descritos como perspicazes e penetrantes.

Outros veem os Krittikas como líderes naturais. Como o Sol é o seu planeta regente, as qualidades de liderança são abundantes nos nativos Krittika. São indivíduos poderosos, cuja confiança, energia e determinação os ajudará a ir longe na vida. Estas qualidades de liderança são especialmente proeminentes nos krittikas cujas luas caem no primeiro quarto, sob a influência de Áries.

Krittikas são inclinados a lutar por uma causa social ou espiritual. Esforçam-se para melhorar a si mesmos e o mundo ao seu redor, às vezes de maneira radical. Como mansão lunar associada ao fogo, Krittika frequentemente usa fogos metafóricos de purificação para trazer as boas qualidades da natureza humana.

São queridos pelos outros por sua natureza brilhante e sociável. São muito carinhosos, exibindo qualidades parentais com frequência. Além de terem uma personalidade atraente, também são fisicamente atraentes.

As qualidades parentais e atratividade física serão especialmente proeminentes nos Krittikas cujas luas estiverem sob Touro, nos três últimos quartos da mansão lunar. Estas pessoas frequentemente sentem um desejo intenso de ter filhos. Em razão da influência de Vênus, o planeta que rege o signo de Touro, são talentosos em belas artes. São elegantes, belos e podem possuir um grande senso de moda.

Devido a sua confiança, determinação e paixão, os Krittikas saem-se bem em posições de liderança. Carreiras que contribuem com uma causa maior serão atraentes aos nativos, que trabalham melhor quando sentem que seu trabalho tem sentido. Como seres sociáveis, devem evitar trabalhos que requeiram muitas tarefas solitárias. Algumas possíveis profissões: empreendedor, administrador, gerente; membro de serviço militar, oficial de polícia ou bombeiro; dançarino, musicista, artista, chef de cozinha; professor, coach, personal trainer; membro do clero ou algum outro tipo de líder espiritual.

A influência do sol nos nativos de Krittika gera grandes líderes capazes de lutar por causas revolucionárias. Para cumprir os objetivos que estabelecem para si próprios, precisam das qualidades intensas e enérgicas do sol. Porém estas mesmas qualidades podem torná-los um tanto voláteis, propensos a explosões e atitudes de confronto com aqueles que não concordam consigo.

Controlar seu temperamento e teimosia requer bastante esforço. Quando pessoas discordam deles, o orgulho pode provocar reação exagerada – serão capazes de reagir mais calmamente se lembrarem-se que não é um ataque pessoal. A causa pelas quais estão lutando provavelmente valem à pena, mas estejam atentos para não as utilizar como desculpa para dominar os outros. Assim como o sol é necessário para o contínuo bem-estar do mundo, também são as pessoas, como vocês – podem ajudar a orientar a sociedade na direção certa contanto que não passem como um rolo compressor sobre os outros no processo.

Podem ser carregados por suas ideias e ambições. Sua natureza inquieta dificulta que pensem adequadamente sobre as coisas antes de agir. A intuição é um de seus talentos naturais, mas agir impulsivamente não lhes fará nenhum favor. Devem aprender a conter o entusiasmo para impedir-se de tornarem-se excessivamente zelosos e imprudentes – nem toda ideia merece uma guerra!

A satisfação dos desejos é a motivação primária dos nativos Krittika, e esta característica pode levar a grande sucesso. No entanto, devem ser cuidadosos para que seus desejos não fujam do controle – ambição e ganância frequentemente andam juntos. Quando veem algo que querem, pode ser difícil controlar-se, mesmo quando o que desejam não lhes é bom ou não está disponível. Esta tendência pode levá-los a múltiplos negócios ilícitos. Pode também torná-los propensos à indulgência com hábitos alimentares não saudáveis. Se aprenderem a ter controle sobre seus próprios desejos, alcançarão uma maior satisfação e evitarão muitos problemas.

São auto motivados. Krittikas têm força de vontade e nenhuma falta de entusiasmo. Sabem o que querem e são motivados a alcançá-lo. Não precisam ser impulsionados e estimulados por outros para fazer as coisas, desde que saibam que vale à pena fazê-las.

Têm um apetite forte. Boa comida é uma das grandes alegrias de suas vidas. Gostam de comer, e seu estilo de vida enérgico significa que precisam de uma quantidade decente de combustível. Seu amor pela comida pode levar às habilidades da arte culinária.

Sempre sabem as coisas certas para dizer. Como o antigo ditado diz, ‘uma pessoa de palavra’. Isto definitivamente se aplica aos krittikas. Quando dizem que farão algo, farão. As pessoas podem confiar que eles serão honestos e responsáveis.

Respeitam pessoas santas. Na terminologia védica, pessoas que são piedosas ou santas são referidas como sadhus. Krittikas são conhecidos por valorizar os sadhus, pessoas que são piedosas e cujas vidas refletem os ideais religiosos e espirituais. A religião teve sua reputação um tanto manchada na sociedade contemporânea, mas eles sabem que sempre há valor naqueles que dedicam suas vidas a um princípio mais elevado.

Podem ser críticos severos. Sua natureza discernente, perspicaz, significa que não é muita coisa que passa por eles, e não têm medo de apontar as falhas ou defeitos que veem. Devem tentar não sujeitar os outros – e o mundo ao seu redor – a padrões elevados demais. Um pouco de tato e tolerância podem ser de grande valor.

Em termos de compatibilidade, a sexualidade de Krittika é simbolizada por uma ovelha. Para compatibilidade física, isto os faz par ideal para indivíduos nascidos sob a estrela, nakshatra, Pushya. Com base em uma combinação holística (geral), Krittikas têm maior probabilidade de relacionamentos, e parcerias, de longo prazo felizes com: Jyeshta; Shatabisha (para mulheres). Para os nativos no primeiro quarto, em áries: Bharani; Ashlesha; Magha; Purva-phalguni; Chitras em Libra (para homens); Mula; Purva-ashadha; Ashwini (para mulheres); Swati (para mulheres). Para os nativos nos outros quartos, em touro: Rohini; Hasta; Chitra em Virgem; Chitra em Libra (para homens); Shravana (para mulheres); Dhanishtas em Capricórnio; Mrigashira em touro (para homens); Ashlesha (para homens).

*A saber: a compatibilidade em relacionamentos é uma ciência complexa que olha diversos fatores. Deve-se sempre consultar um astrólogo experiente que possa analisar cuidadosamente as cartas de ambos os indivíduos envolvidos.

Cada Nakshatra é dividida em quatro quartos, conhecidos como padas, de 3º20 graus cada. Estes quartos são baseados na carta divisional 1/9, chamado Navamsha. O posicionamento da lua no momento do nascimento determina o quarto em que nascemos.

– 1/4, (26º40 graus em Áries a 0º em Touro) – Sagitário. Têm uma forte bússola moral e são muito filosóficos por natureza. Sua família é importante e têm ligação próxima com ela, especialmente com o pai.

– 2/4, (0º graus a 3º20 de Touro) – Capricórnio. Gostam de cuidar dos outros e têm uma natureza maternal. Não tão rápidos e furiosos quanto os outros Krittikas. Ao contrário de muitos nativos krittika, pensam cuidadosamente antes de agir. Seu passo lento não deve ser confundido com preguiça, pois são trabalhadores esforçados e motivados a atingir o sucesso material. Não obstante, devem ter cuidado para não serem excessivamente consumidos por preocupações materiais.

– 3/4, (3º20 graus a 6º40 de Touro) – Aquário. Altruísmo é importante para eles. São generosos com os outros e gostam de trabalhos filantrópicos e humanitários. São muito sociais, mas podem ter pavio curto e até maus quando têm sua paciência testada. Paciência e tolerância são qualidades que não lhes vêm facilmente.

– 4/4, (6º40 graus a 10º de Touro) – Peixes. Generosos e compassivos, sua natureza benevolente os faz queridos aos outros. As pessoas são atraídas pela personalidade carismática deles, e eles provavelmente experimentarão fama e riquezas. No entanto, lá no fundo, desejam mais do que ganhos materiais – religião e espiritualidade são importantes.

Para análise do dia, também conhecido como Muhurtha, as estrelas (nakshatras) são usadas para determinar dias e horários favoráveis para cerimônias e eventos importantes, como casamentos, aquisição de uma nova casa ou veículo, início de um projeto ou concepção de uma criança.

Neste sentido, a natureza de Krittika é Mishra, ‘misturada’. Krittika é uma estrela, nakshatra, versátil e pode ser boa para: limpeza ou organização; descarte de coisas que não se quer; abandonar maus hábitos; protestos e greves; realizar um voto ou juramento espititual (vrata), como um voto de silêncio por exemplo.