Search

Karakas ou planetas Indicadores

Cada planeta tem certas qualidades, motivações psicológicas e impulsos, que correspondem a certos assuntos de determinadas casas.  

O Sol, como o astro fonte de luz no Universo, é o Atma Karaka, indicador da alma, do ego, a identidade intrínseca, a latente forma da vida presente dentro de nós desde o nascimento. Portanto ele é o Karaka indicador da 1ª casa, que corresponde ao signo ascendente, aquele que aparece no horizonte durante o nascimento, refletindo o que somos, qual o nosso caráter e com que tipo de personalidade nos identificamos quando chegamos a este mundo.  

E, buscando por equilíbrio através de relacionamentos, procuramos em outra pessoa o que falta em nossa personalidade. Este tema corresponde a Vênus, o planeta da harmonia, dos amores e paixões, que vem a ser o Karaka indicador do cônjuge, atribuído ao sexo oposto, ligado à 7ª casa, que é a do casamento.  

Por ser o Sol o Atma Karaka, indicador da alma, somos espirituais. Portanto, o Sol também é o Karaka indicador da 9ª casa, a qual corresponde à parte do mapa diretamente ligada a religiosidade e a filosofia, que nos conduz a fazer as seguintes indagações: “Quem sou eu?”, “De onde vim?”, “Para onde vou?”, “Quem é Deus?” E, assim, procuramos a verdade.  

A 9ª casa também se refere a assuntos relativos ao pai e superiores, portanto o Sol é também chamado de Pitru Karaka, o indicador do pai. Outra indicação do Sol se dá por ele ser o centro do nosso sistema planetário, influenciando e controlando os planetas que giram ao seu redor. Consequentemente, sua posição no mapa indica o desenvolvimento do poder de autogeração, brilho e influência.  

O Sol também é o Karaka da 10ª casa, correspondente à busca de status e lugar no mundo. Essa casa revela, portanto, como contribuímos com a sociedade, desenvolvendo uma carreira para atingir sucesso profissional.  

Quando enfraquecido, o Sol diminui a autoestima, indica alguma dificuldade em relação ao pai e não contribui significativamente para a questão do progresso espiritual e do status profissional.  

Deve-se, ainda, levar em consideração a condição de Júpiter, pois ele é o planeta da prosperidade, expansividade e da espiritualidade, e sua posição na casa é onde cada um de nós 42 acredita encontrar a verdade.  

Consequentemente, também é o Karaka da 9ª e 10ª casas, onde procuramos prosperar e evoluir, através de conhecimentos elevados e da carreira, desenvolvendo habilidades financeiras, o que nos transporta à 2ª casa, das posses, riquezas, dinheiro e educação na família.