Search

Pushya

É a oitava das 27 nakshatras. Se você nasceu quando a lua estava entre 3º20 e 16º40 graus de Câncer, então este guia é para você.

Seu nome sânscrito deriva da palavra sânscrita que significa ‘nutritivo’. Um significado de Pushya é ‘aquela que nutre’, indicando vitalidade, força e uma natureza calorosa e cuidadosa.

Seu planeta regente é Saturno. Saturno é o doador das reações kármicas, os resultados bons ou ruins das atividades passadas do indivíduo. Está associado à disciplina, obstáculos, trabalho duro, filosofia e leis.

Seu grupo de nakshatras é Divino. Pushya é uma nakshatra divina. Pessoas neste grupo geralmente são de boa natureza e afortunadas na vida. No entanto, podem ter dificuldade com o orgulho e com o sentimento de que merecem reconhecimento por algo que não fizeram.

Seu signo zodiacal é Câncer. Cancerianos são sábios e perceptivos, talentosos em sua habilidade de ler as outras pessoas. São carinhosos, criativos e empáticos.

Sua deidade é Brihaspati. Brhaspati é o guru dos deuses, na Teologia védica. Como líder espiritual, ele lhes dá conselhos e orientação.

Seus símbolos são a teta de uma vaca, uma lótus ou um círculo. Respectivamente, representam nutrição, auspiciosidade e integridade.

Seu poder é: Dar iluminação espiritual. A energia espiritual é proeminente em Pushya, e esta energia ajuda os indivíduos a encontrar a Verdade Absoluta e, também, a criar unidade.

Os nativos Pushya são especialmente atraídos a espiritualidade. São devotos e repletos de fé em sua prática espiritual, e podem ser fonte de inspiração para outros. A moralidade lhes é importante e esforçam-se para agir de uma forma que se alinhe com suas definições de virtude. São independentes e não se dão bem com algo se não lhes parece correto.

Prazeres materiais não têm tanto poder sobre eles. Seu autocontrole e austeridade lhes permite manter seus desejos e emoções em vista, a maioria das vezes. Raramente perdem a compostura. Os outros não precisam se preocupar com Pushyas impondo suas austeridades sobre eles, pois são muito generosos. O que quer que tenham, querem dar.

Uma grande curiosidade os leva a tornarem-se conhecedores de muitos assuntos. São naturalmente estudiosos.

Como a maioria dos cancerianos, são incrivelmente perceptivos. São eloquentes e têm um talento natural para auto expressão. As pessoas gostam deles – sua natureza empática e qualidades admiráveis os tornam bem populares.

Possuem excelente habilidade com pessoas. Florescerão em carreiras em que possam usar estas habilidades e, especialmente, onde possam usá-las para melhorar as vidas das pessoas de alguma forma. Algumas profissões possíveis: político; musicista, artista, chef; professor ou conselheiro; membro do clero ou outra ocupação religiosa; trabalhador em organizações sem fins lucrativos ou caridade.

O lado fraco da natureza dos Pushya é sua tendência a serem orgulhosos, arrogantes e incrivelmente teimosos. Se recusam a reconhecer quando podem estar errados e com frequência não estão dispostos a considerar outros modos de pensar. Isto pode fazê-los dogmáticos e deixá-los com raiva rapidamente. Muito disto deriva da insegurança que os assombra interiormente – uma vez que cheguem a um acordo consigo mesmos, será mais fácil estarem em paz com o mundo que os cerca.

Podem ser falantes demais em seu esforço de ganhar atenção e aprovação. Podem preencher as conversas com seus próprios pensamentos e opiniões sem considerar se elas são realmente solicitadas ou não.

Apesar de autocontrole que geralmente demonstram, há um lado que luta com a luxúria. O Sexo e outros prazeres materiais podem começar a consumi-los se permitirem. Quando permitem que seus desejos peguem o seu melhor, podem ser bastante invejosos, ciumentos.

Uma das coisas na vida que lhes dá o maior prazer é a própria família – seu amor por eles é profundo, mas o apego por eles pode sair do controle. Afinal, todos têm suas vidas para viver. Podem ter dificuldades para deixá-los viver suas próprias vidas – e podem permitir que o apego a eles os impeçam de viver a sua.

Seu jeito de viver é sistemático. Têm um plano e têm a habilidade de ater-se a ele. É improvável que se sintam perdidos por muito tempo – normalmente sabem qual é o próximo passo.

Possuem grande profundidade espiritual. Pushya é considerada a melhor nakshatra para crescimento espiritual. Fazem as perguntas difíceis sobre a vida, seu propósito e sua conexão com algo maior. É provável que encontrem as respostas também.

Podem não perceber o panorama completo. Sua natureza teimosa às vezes os cega. Podem ser ou estar tão dedicados às pessoas ou crenças que não vêm como elas conectam-se a, e afetam uma esfera maior.

Podem ser protetores demais daqueles que amam. Sua lealdade e dedicação aos amigos e especialmente a família é admirável, mas podem levá-la longe demais. Devem ter cuidado para não sufocá-los em sua ansiedade de cuidar deles.

Em termos de compatibilidade, a sexualidade de Pushya é simbolizada por um carneiro. Para compatibilidade física, isto os faz par ideal para indivíduos nascidos sob a estrela, nakshatra, Krittika. Com base em uma combinação holística (geral), Pushyas têm maior probabilidade de relacionamentos, e parcerias, de longo prazo felizes com: Mrigashira em Touro; Punarvasu em Câncer; Pushya; Ashlesha; Vishakha em Escorpião; Anuradha; Jyeshta; Shravana (para homens); Purva-bhadrapada em Peixes; Revati.

*A saber: a compatibilidade em relacionamentos é uma ciência complexa que olha diversos fatores. Deve-se sempre consultar um astrólogo experiente que possa analisar cuidadosamente as cartas de ambos os indivíduos envolvidos.

Cada Nakshatra é dividida em quatro quartos, conhecidos como padas, de 3º20 graus cada. Estes quartos são baseados na carta divisional 1/9, chamado Navamsha. O posicionamento da lua no momento do nascimento determina o quarto em que nascemos.

– 1/4, (3º20 a 6º40 graus em Câncer) – Leão. São motivados e provavelmente conquistarão muitas coisas. Seu patrimônio familiar provavelmente terá um papel significativo em suas vidas. Podem lidar com inúmeras dificuldades, mas sua força lhes ajudará a perseverar.

– 2/4, (6º40 a 10º graus em Câncer) – Virgem. São práticos e eficientes. Sua inteligência lhes traz respeito e os ajuda a finalizar as coisas com sucesso. Um de seus talentos é cozinhar – amigos e familiares sempre podem contar com eles para uma boa refeição.

– 3/4, (10º a 13º20 graus em Câncer) – Libra. Paciente por natureza, levam seu tempo tomando decisões e não se apressam com as coisas precipitadamente. São equilibrados em sua abordagem com a vida, em geral. No entanto, o desgosto por conflitos e pela sacudida no status quo pode levá-los a conformar-se prontamente demais.

– 4/4, (13º20 a 16º40 graus em Câncer) – Escorpião. Sua curiosidade frequentemente os leva a realidades obscuras ou esotéricas. Os outros podem nem sempre lhes entender. Compromisso não é algo que gostem, e podem passar por intolerantes. Tendem a ser nervosos.

Para análise do dia, também conhecido como Muhurtha, as estrelas (nakshatras) são usadas para determinar dias e horários favoráveis para cerimônias e eventos importantes, como casamentos, aquisição de uma nova casa ou veículo, início de um projeto ou concepção de uma criança.

Neste sentido, a natureza de Pushya é Kshipra ou Laghu, ‘rápida’ e ‘leve’. Pushya é uma excelente estrela, nakshatra, para: iniciar uma viagem, jornada; passar por cirurgia; aprender algo novo; eventos atléticos e competições; realizar trabalhos/procedimentos de cura.