Search

Os três humores no Ayurveda Vata, Pitta e Kapha

O Ayurveda vê o corpo, assim como todo o Universo, como uma interação de três bioenergias. A que gera o movimento e faz que tudo funcione, se transporte, se una, se separe. A que transforma, que metaboliza, digere, destrói e mantém a temperatura. E a que armazena o metabolizado e digerido, para formar massa, estrutura. A primeira dessas bioenergias é chamada Vata; a segunda, Pitta; e a terceira, Kapha.

O humor Vata governa todo o movimento no corpo como também o sistema nervoso. É responsável pela descarga de todos os impulsos e é a força que dirige e move os outros humores. Permite a sensibilidade, agilidade e facilita a ação do corpo e da mente. 

O humor Pitta governa todas as transformações no corpo, de seu local primário no intestino delgado, como o fogo digestivo. É responsável por todas as reações químicas, calor e brilho no corpo físico, e também governa a percepção, julgamento e discriminação.  

Com tórax grande, voz e pulmões bons, podem torna-se grandes cantores. Gostam de acumular riqueza e preservam firmemente o que adquirem. Precisam ser estimulados a entrar em ação. Devem ser forçados a agir com determinação e consistência. 

Cada humor também possui um local de acumulação onde sua condição de excesso desenvolve-se e causa doença.

O humor Vata tem para seu local de acumulação o cólon, onde se acumula como gás tóxico e se espalha por todo o corpo, desequilibrando o movimento e a função nervosa. Cria várias “doenças de vento”, como artrites, paralisia e outras desordens nervosas. 

O humor Kapha governa toda a forma e substância no corpo, de seu local primário no estômago e nos pulmões. É responsável pelo peso, pela coesão e estabilidade no corpo, lubrifica e facilita as secreções.   

O humor Pitta acumula-se no intestino delgado, como hiperacidez ou excesso de bílis. Entra no sangue e se espalha pelo o corpo como calor tóxico, causando várias desordens inflamatórias e infecciosas.  

O humor Kapha se acumula no estômago e pulmões como muco, e de lá se espalha pelo o corpo, criando várias doenças por excesso de muco, gordura e água – inclusive edema, asma e bronquites.

Tipos característicos de ar

Os tipos Vata, em quem o humor biológico ar predomina,são normalmente de estatura alta ou baixa, raramente de estatura média. Eles são frequentemente magros, possuem ossos aparentes, com músculos não desenvolvidos e tem veias proeminentes. A pele é seca, rachada, normalmente marrom em aparência. Os dentes não são bem formados, podem ser tortos ou terem espaços entre eles.     

A digestão é variável, o apetite às vezes pode ser grande ou totalmente ausente. Tipos de ar não percebem a fome, até que estejam sofrendo de fome. Eles precisam comer frequentemente, de três em três horas, para manterem-se equilibrados. Com frequência, eles sofrem de constipação, distensão abdominal e gases.

A urina deles é escassa, e raramente suam muito. Sofrem de insônia, e, uma vez perturbado o sono, não conseguem mais dormir. Podem ter sonhos inquietos e pesadelos. Particularmente, o tipo ar é medroso. São sensíveis a frio, vento e seca. Em resumo, são dominados e influenciados por Saturno.

Tipos ar são fisicamente ativos e enérgicos. Eles desfrutam da velocidade, como corrida, esqui e vôos. Cansam facilmente por falta de fôlego, são atléticos particularmente na mocidade, mas falta-lhes resistência física para exercícios fortes.

Eles comumente desenvolvem artrites (influência de Saturno nos ossos e músculos). Sofrem por excesso de trabalho e são fisicamente fracos. Sofrem de doenças crônicas e desordens nervosas (influência de Saturno e Rahu). 

Mentalmente são rápidos, ágeis e faladores, altamente intelectuais e podem desenvolver muitos pontos de vista diferentes (Mercúrio forte). Às vezes, eles são superficiais nas ideias e falam mecanicamente. O julgamento deles é normalmente indeciso. 

Tipos de ar são frequentemente bons professores, programadores e se destacam com os meios de comunicação de massa. São bons pensadores e escritores, (ocupações mercurianas). Tipos de ar sofrem de medo e podem ser afligidos por ansiedade e depressão, normalmente falta estabilidade. A memória deles é frequentemente curta ou irregular.

Eles não estão completamente presente no corpo e podem ser um pouco desajeitados. Tal influência deve-se em grande parte à suscetibilidade deles a Rahu, o Nódulo de Norte da Lua. Contudo, quando bem desenvolvidos, eles possuem a maior agilidade de corpo e mente.

Tipos de ar precisam ser criados e tratados com sensibilidade. A regra é os tratar como uma flor.  

Tipos de fogo

Os tipos Pitta, em quem predomina o humor biológico fogo, normalmente são de altura comum. Possuem músculos bem desenvolvidos e cor de pele corada ou vermelha. A pele deles normalmente é oleosa, propensa a acne, erupções cutâneas e outras desordens inflamatórias. Os olhos deles são sensíveis à luz solar e frequentemente têm que usar óculos. Seus cabelos são finos e tendem a se tornar brancos cedo ou calvos. A cor de cabelo vai de ruivo a loiro, passando por castanho.  São biótipos sensíveis ao calor e preferem todas as coisas que refrescam. 

Tipos ígneos normalmente possuem um apetite bom, afiado ou excessivo. As descargas deles – fezes, urina ou muco – tendem a ser de cor amarela e em grande quantidade. Eles possuem um excesso de bílis que frequentemente colore estas descargas. Suam facilmente, e o suor deles e outras descargas podem ser malcheirosos. Contundem-se facilmente e sangram mais que os outros tipos. O sono deles é moderado em duração, mas não são sempre bons. Os sonhos podem ser violentos ou perturbados. Em resumo, a natureza deles é dominada por Marte. 

Tipos de fogo são propensos a raiva e podem ser agressivos ou dominantes. Eles têm julgamento forte e podem ser muito impulsivos em suas ações (devido ao Sol forte e a influência de Marte). Eles gostam de ser líderes, mas podem ser fanáticos ou insensíveis. Gostam do uso da força e são tão propensos a argumentação quanto à violência. Eles gostam de drama e paixão. Podem ser oradores, cantores, pintores ou dançarinos.

Na maioria das vezes são muito inteligentes e perceptivos. Podem tornar-se bons cientistas e frequentemente desenvolvem habilidades para mecânica e matemática. Gostam de trabalhar com ferramentas, armas ou química.

A maioria dos militares ou policiais é do tipo Pitta. Marte para eles é um planeta forte em todos os aspectos da natureza. Eles são bons na lei e no castigo. Muitos dos advogados e políticos são deste tipo.

Devem ser tratados com tato e sensibilidade. Não gostam ser comandados ou subordinados. A oposição a eles só encoraja sua agressão básica e não lhes ajudará a aprender. Eles gostam de trabalhar em amizade ou em comum aliança para uma meta particular. 

Tipos de água

O Kapha, em quem o humor biológico água predomina, é normalmente baixo e corpulento. Às vezes são altos, mas sempre possuem uma estrutura grande. A pele deles é grossa e tendem para corpulência ou obesidade,  possuem tórax bem desenvolvidos, olhos grandes, claros e atraentes, com cabelo abundante e grosso. Os dentes são grandes, dormem facilmente e excessivamente, e podem se tornar preguiçosos. Sofrem de resfriado e umidade, mas possuem resistência forte.  

Tipos água tendem a acumular muco e sofrer de desordens bronquiais e pulmonares. Também acumulam água e sofrem de edema e rins fracos. São muito propensos a sobrepeso. Isto se deve à influência da Lua ou de Júpiter, que os regem. 

Podem ser muito emocionais, têm muito amor, devoção e lealdade (a Lua e Vênus). Contudo eles também possuem muito desejo, e podem ser gananciosos (influência de Vênus e Júpiter fraco). Eles são românticos, sentimentais, e podem chorar facilmente e superficialmente. São possessivos e frequentemente apegados. 

São conservadores, tradicionais ou convencionais no comportamento e convicções. Gostam de pertencer a algum grupo e raramente se rebelam.  São acomodados e gostam de aceitar coisas como são. Não gostam de mudar, são amigáveis, particularmente com pessoas que conhecem, sentem-se seguros perto da família.

Possuem dificuldades ao se relacionar com estranhos ou estrangeiros. São frequentemente insensíveis às necessidades dos outros. Não aceitam sugestões, e usualmente são confrontados ou criticados. Mas não costumam reagir com raiva. Respondem de uma maneira sutil.  

Mentalmente, são mais lentos que os outros tipos, mas o que aprendem é retido. Precisam de repetição no processo de aprendizagem. Não são criativos ou inventivos, mas levam a cabo coisas de forma prática. São melhores em concluir ideias que desenvolvidas inicialmente por outros.

Como pais, normalmente são bons e provedores, as mulheres são boas mães e esposas, devido à influência lunar. São bons cozinheiros, e podem ser chefs de cozinha ou trabalhar em restaurantes.

A Astrologia Védica também contém uma classificação de planetas segundo três humores.

É importante notar que essas informações são genéricas, pois, diferente do Ayurveda, a Astrologia trabalha com nove planetas, cujas combinações são mais complexas.

Os três humores e os quatro elementos

Ayurveda emprega três humores que estão essencialmente ligados aos três elementos ar, fogo e água. A Astrologia usa os quatro elementos, inclusive a terra. Ayurveda tende a incluir a terra no humor água. 

Vata / Ar – Saturno, Rahu, Mercúrio,

Pitta / Fogo – Sol, Marte, Ketu,

Kapha / Água – Lua, Vênus, Júpiter,

Saturno e Rahu são responsáveis pelo desequilíbrio de Vata (ar).

Marte e Ketu são responsáveis pelo desequilíbrio de Pitta (fogo).

A Lua e Júpiter causam desequilíbrios de Kapha (desordens de água).