por Lokasaksi Dasa ACBSP
‘sādhu-saṅga’, ‘sādhu-saṅga’—sarva-śāstre kaya
lava-mātra sādhu-saṅge sarva-siddhi haya
“Associação com devotos, associação com devotos, isso é recomendado em todos os śāstras. Somente por um momento de associação com devotos, uma pessoa pode alcançar toda perfeição.” (Caitanya-caritāmṛta, Madhya 22.54)
Um dos cinco princípios mais importantes do serviço devocional é bhakta-saṅga “associação com devotos”, também chamado de sadhu-saṅga. No Bhakti-rasamṛta-sindhu, Rūpa Gosvāmī define esse princípio da seguinte forma: sajātīyāśaye snigdhe sādhau saṅgaḥ svato vare, “associar-se a devotos com a mesma disposição, afetuosos e mais avançados” (BRS, 1.2.91).
A associação com devotos é essencial para que a nossa fé básica (śraddha) em Deus possa evoluir até amadurecer no estágio de Amor puro e incondicional por Krishna (bhāva e prema).
Śrīla Prabhupada, no Srimad-Bhāgavatam, falando sobre a importância da associação com devotos, ele a estabelece como o próprio princípio fundante e determinante da ISKCON. Ele afirma que: “O transcendental serviço devocional não pode ser completo e não pode ser saboreado sem a companhia de devotos. Por isso, estabelecemos a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna. Qualquer pessoa que esteja tentando separar-se desta Sociedade da Consciência de Krishna e ainda assim ocupar-se em consciência de Kṛṣṇa está vivendo em grande alucinação, pois isto não é possível. … a menos que estejamos associados com os devotos, nosso serviço devocional não amadurece: não se distingue das atividades materiais” (ŚB, 4.9.11, Significado).
Dessa forma, o valor da associação dos devotos é que ela permite tomarmos abrigo do mestre espiritual,
(guru-padāśraya, Bhakti Rasamrta Sindhu, 1.2.74), receber iniciação e instruções dele (śrī-kṛṣṇa-dīkṣādi-śikṣa. Bhakti Rasamrta Sindhu, 1.2.74) e o servi-lo com plena fé e confiança (viśrambheṇa guroḥ sevā. Bhakti Rasamrta Sindhu, 1.2.74).
O serviço ao guru, dessa forma se apresenta como a coisa mais importante na vida espiritual. Os diferentes gurus, por sua vez, estão servindo ao seus próprios gurus. Tal serviço sempre se manifesta social e institucionalmente. Portanto, o discípulo deve servir ao seu guru na instituição ou saṅga dele.
Nós, como seguidores e discípulos de Śrīla Prabhupada, consideramos que a ISKCON é a personificação da inteligência de Śrīla Prabhupada em servir a seu próprio guru e a Missão de Śrī Caitanya Mahaprabhu, que é o Movimento Hare Krishna.
Contudo, nos dias de hoje, não mais podemos identificar o Movimento Hare Krishna apenas com a ISKCON, pois já se apresentam no Brasil várias outras iniciativas ou missões de pregação do Vaiṣṇavismo gauḍīya, com outros mestres espirituais, que se identificam e seguem os mesmos princípios filosóficos e teológicos da ISKCON.
Mas, ainda assim, essas missões diferem da ISKCON em como cumprir a mesma missão. Os diferentes mestres espirituais que são Ācāryas (líderes espirituais e/ou institucionais) dessas outras instituições ou missões podem apresentar diferenças, na aplicação de regras (vaidhis) e em dar orientação espirituais (śikṣa), das instruções dadas por Śrīla Prabhupada.
Sem desconsiderar o valor da associação desses virtuosos vaishnavas e prestar-lhes o respeito, que é devido a todos os vaishnavas, principalmente aos diferentes mestres espirituais e sadhus, o devoto deve estar bem abrigado em seu próprio guru, e na sua família espiritual.
Esse abrigo, sendo feito da forma correta, em uma atitude de humildade e respeito ao outros, nos trará o fruto desejável de nossas práticas espirituais, tais como Sankirtana, o cantar do Santos Nomes, a adoração das Deidades, o ouvir constante de Krishna Katha e a santificação de nossa existência. Isso, certamente, irá nos dar satisfação espiritual e saciar a nossa necessidade de conhecimento e realizações místicas. Dessa forma, não surgirão dúvidas e equívocos espirituais.
Contudo, se formos buscar associação e instruções fora da nossa família, da nossa instituição, em decorrência dessas dúvidas e carências, poderemos receber instruções divergentes das apresentadas pelo nosso mestre espiritual e por Śrīla Prabhupada e ficar confusos.
Nesse caso, poderá acontecer que essas instruções, mesmo que válidas em outros contextos, venham a minar nossa fé em nosso guru, no processo espiritual, gerando crises em nossa vida espiritual.
Portanto, em uma atitude ecumênica de diálogo e respeito com os outros membros da missão maior de Śrī Caitanya Mahaprabhu, devemos nos abrigar no serviço e disciplina apresentados particularmente pelo nosso mestre espiritual. Isso nos manterá seguros em nossa jornada progressiva de volta para casa, de volta ao Supremo.
Créditos da Imagem: Do autor.