POR QUE O SENHOR JAGANNATHA, SUBHADRA E BALADEVA TÊM ESSA FORMA?

Divindades Filosofia História

por Lokasākṣī Dāsa

Uma das Deidade que mais causam espanto nos templos do Movimento Hare Krishna, e do Hinduísmo em geral, é a forma do Senhor como Jagannatha, Baladeva e Subhadra. Qual a razão do Supremo Senhor Krishna exibir estas formas surpreendentes, juntamente com Seu irmão e Sua irmã? Elas são iconograficamente singulares; bem diferentes das outras forma das Deidades de Krishna, adoradas em Seus templos pelo mundo todo.

Há duas explicações, uma exotérica e outra esotérica.

A história exotérica conta que à muitos milhares de anos havia um rei chamado Indradyumna, o rei de uma província chamada Malava. Ele era muito piedoso e buscava pela linda forma azulada do Senhor, que através dos sábios tanto tinha ouvido falar. Certa noite o Senhor se aproximou dele num sonho e lhe informou que logo estaria chegando na forma de um tronco de madeira. O Senhor lhe disse que achando esse tronco transcendental (taru brahma) sua forma deveria ser esculpida e adorada de acordo com as escrituras reveladas, como era o costume.

No dia seguinte, Indradyumna de fato achou o tronco boiando num rio sagrado. Mas apesar de todo o esforço ninguém era capaz de esculpir o tronco, pois todas ferramentas simplesmente quebravam, sem fazer qualquer marca no tronco. Finalmente, Indradyumna teve que chamar Vishvakarma, o grande arquiteto dos semideuses.

Porém, Vishvakarma impôs uma condição ao aceitar o serviço. Disse que sua meditação não poderia ser interrompida, não importasse quanto tempo levaria. E que se alguém entrasse no quarto onde estava esculpindo as Deidades imediatamente ele iria desaparecer sem completar o serviço. Sem alternativa, Indradyumna aceitou.

Mas com o passar do tempo, a sua impaciência ficou intolerável e, encorajado por sua esposa, ele entrou para ver como andava o trabalho. Imediatamente o escultor sumiu, conforme tinha falado. Mas ele deixou para trás três imagens meio acabadas: Jagannatha, Subhadra e Baladeva. Devido ao grande amor e devoção de Indradyumna, ele mesmo assim apreciou imensamente o resultado, proclamando que de fato o escultor tinha captado a essência do Senhor. Portanto, mesmo aparecendo inacabado, sem pés, mãos, etc., Ele estava espiritualmente completo. Todos santos e escrituras Vaishnavas atestam a esse fato. E assim a forma do Senhor Jagannatha, Subhadra e Baladeva tem sido adorada a muitos milhares de anos.

Agora, a história esotérica ou confidêncial conta que:

Certa vez, durante um eclipse solar, Krishna, Balarama, Subhadra e outros residentes de Dvaraka foram se banhar em um lago sagrado em Kurukshetra. Sabendo que Krishna estaria presente no local de peregrinação, Srimati Radharani, os pais de Krishna, Nanda e Yashoda, e outros residentes de Vrindavana, que estavam queimando no fogo da saudade do Senhor, foram até lá para se encontrarem com Ele. Dentro de uma das várias barracas que os peregrinos haviam levantado em Kurukshetra, Rohini, mãe do Senhor Balarama, narrava os passatempos de Krishna em Vrindavana para as rainhas de Dvaraka e outros.

É dito que os moradores de Dvaraka estão no humor de opulência (aiśvarya), e que eles adoram Krishna como o Senhor Supremo. Os residentes de Vrindavana, em contraste, estão no humor de doçura (madhurya) e têm uma relação confidencial com Krishna que transpassa a ideia de contemplação e reverência por ser baseada em amizade e amor. As histórias contadas por Rohini eram extremamente confidencias, então ela pediu que Subhadra ficasse à porta para que ninguém ouvisse por acaso.

Krishna e Balarama foram também até a porta e cada um ficou de um lado de Subhadra. Enquanto ouviam as narrações de Rohini acerca dos passatempos íntimos de Krishna em Vrindavana, Krishna e Balarama Se tornaram extáticos, e Seus sentimentos internos se manifestaram externamente. Seus olhos dilataram, Suas cabeças se comprimiram junto ao corpo e Seus membros se recolheram. Vendo essas transformações em Krishna e Balarama, Subhadra também entrou em êxtase e assumiu uma forma similar. Assim, por ouvirem acerca dos passatempos de Krishna em Vrindavana, Krishna e Balarama, com Subhadra no meio, exibiram suas formas extáticas de Jagannatha, Baladeva e Subhadra.

Portanto, pela sincronicidade dos arranjos de yoga-maya (a energia espiritual de Krishna que possibilita a manifestação das lilas transcendentais do Senhor), uma aparente imperfeição artística revela a realidade do mais confidencial sentimento espiritual de saudade do Senhor.