Search

Ayurveda e Astrologia

Ayurveda e Astrologia Védica se originaram da mesma fonte de conhecimento – os Vedas. Muitos astrólogos na Índia praticaram Ayurveda e muitos Vaidyas, terapeutas ayurvédicos, foram astrólogos. Até mesmo quando não possuem treinamento em Ayurveda, os astrólogos ainda consideram a doença e seu tratamento. Os terapeutas ayurvédicos podem recorrer à astrologia ou métodos de tratamento astrológicos.  

Astrologia permite compreensão mais ampla de nossos padrões de energia e aspectos de nossa natureza. É uma ciência curativa, mais sutil que qualquer forma de medicamento físico.  Ayurveda contribui com a Astrologia, proporcionando um sistema de tratamentos aplicáveis de forma prática e eficiente.

Como ciência, a Astrologia examina todos os aspectos de nosso ser – corpo, mente e espírito. Existe uma parte – chamada “Astrologia Médica” – que especificamente lida com problemas de saúde, entretanto não se limita ao corpo físico, em exame ou tratamento. Afinal de contas, saúde é base de todos nossos empenhos humanos. Sem ela, podemos ficar sem energia para realizar qualquer coisa. 

Astrologia médica

Astrologia médica é um dos ramos principais da Astrologia. Como inclui medidas terapêuticas para harmonizar influências planetárias no corpo, é considerada o ramo mais prático da Astrologia.  Não só é útil para condições de doenças ordinárias, como também tem meios de diagnosticar e tratar de doenças incuráveis, por meio de métodos médicos habituais. Ela permite melhor visão do quadro, possibilitando metodologias para lidar com doenças de causas internas. 

 As doenças, como todas as desarmonias da vida, são associadas a influências planetárias negativas. Há vários métodos para equilibrar as influências planetárias. O mais eficaz deles é a Gemoterapia.

A Gemoterapia combina as propriedades químicas e eletromagnéticas das gemas aos rituais sagrados dos Vedas. Dessa forma, redirecionam-se e harmonizam-se influências planetárias de um modo positivo.

Também são usados mantras (palavras de poder), yantras (diagramas de poder), rituais especiais (pujas e homas) e outros métodos de Yoga para modificar as forças planetárias. Estes métodos trabalham mais diretamente no nível da mente. Eles são particularmente efetivos para desordens mentais, incluindo problemas psíquicos. Fortalecem o aura e o sistema de autoimunidade, neutralizam as influências ocultas negativas sobre uma variedade de reações de nosso próprio karma ruim adquirido em vidas passadas. 

Os planetas representam as energias básicas que operam no cosmo, e, como tal, influenciam toda nossa vida. É possível neutralizar as influências negativas dos planetas em nossa vida, por meio de atitudes corretas. A dieta certa, ervas certas, local certo para viver, a forma certa de adquirir o sustento, as práticas espirituais certas e assim por diante.Tudo isso deve ser usado para equilibrar forças planetárias. Por exemplo, Marte é um planeta quente e pode causar desordens de calor, como febre, inflamação, infecção, ou também traumas e acidentes.Sua influência pode ser equilibrada esfriando a comida, usando ervas refrescantes, experimentando clima fresco e cores frescas, como também pedras preciosas especiais e mantras para o planeta