radha-kunda

Dia do aparecimento do Śrī Rādhā-kuṇḍa

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Por Lokasaksi Dasa

Hoje é o sagrado dia do aparecimento do Śrī Rādhā-kuṇḍa, o lago sagrado de Śrīmatī Rādhārāṇī.

Rādhā-kuṇḍa apareceu à meia-noite em bahulāṣṭamī, o oitavo dia (aṣṭamī) da Lua minguante no mês de Kārttika (outubro/novembro).

A história do aparecimento do Rādhā-kuṇḍa é que certa vez um āsura (espírito maligno), chamado Ariṣṭāsura, no corpo de um touro, foi morto por Kṛṣṇa. Após a morte de Ariṣṭāsura, quando Śrī Kṛṣṇa foi até às vaqueirinhas gopīs, estas desejosas de saborear doçuras transcendentais, encabeçadas por Śrīmatī Rādhārāṇī, abruptamente impediram Kṛṣṇa de tocá-las, repreendendo-O por matar um touro, cujo ato é considerado pecaminoso de acordo com as injunções das escrituras. Independentemente do que Kṛṣṇa dissesse para justificar a morte de Ariṣṭāsura, as gopīs obstinadamente seguiram seu argumento e retrucaram todas as Suas abordagens dizendo que Ele era impuro e não deveria manchar a pureza das gopīs. Então, Kṛṣṇa, seguindo o conselho das gopīs e a fim de expiar o “pecado” de matar um touro, convocou todos os lugares sagrados de peregrinação de todo o Universo para virem e entrarem na grande cratera que Ele criou batendo com o calcanhar no chão.

Tomando banho neste belo Kuṇḍa, que agora estava cheio com as águas cristalinas de todos os tīrthas, Kṛṣṇa exclamou que agora Ele estava absolvido de todos os pecados, mas por se aliar a um āsura, as gopīs se tornaram impuras e também deveriam dar um mergulho no sagrado Śyāma-kuṇḍa, para corrigir sua falha de aliar-se a um āsura. As gopīs, entretanto, recusaram-se a entrar no Śyāma-kuṇḍa, afirmando que ele havia sido contaminado devido à lavagem dos pecados de Kṛṣṇa. Portanto, elas fariam seu próprio kuṇḍa e ainda mais magnífico.

Depois de um grande esforço, as gopīs conseguiram fazer uma grande cratera cavando o solo com seus braceletes, e começaram a trazer potes cheios de água do Manasi gaṅgā (um grande lago próximo a Govardhana) até o lago vazio. Apesar de milhares de gopīs estarem empenhadas na tarefa de trazer água do Manasi gaṅgā, levando uma quantidade enorme de tempo e esforço, o lago não se encheu. Vendo isso, Śrī Kṛṣṇa pediu às gopīs que pegassem a água de Seu Śyāma-kuṇḍa, mas devido à sua determinação obstinada, as gopīs se recusaram a fazê-lo.

Apesar dos inúmeros pedidos de Śyāma Kṛṣṇa, as gopīs, fazendo ouvidos moucos a tudo o que Ele estava dizendo, apenas continuaram a trazer água do Manasi gaṅgā. Vendo isso, Kṛṣṇa disse a todas as personalidades personificadas do tīrtha para irem implorar a Śrīmatī Rādhārāṇī que lhes desse uma oportunidade de servi-lA entrando em Seu lago. Desejosos de servir Śrīmatī Rādhārāṇī, todos eles imploraram que Ela gentilmente permitisse que eles A servissem, enchendo Seu kuṇḍa com suas águas doces. Sendo misericordiosa com eles, Śrīmatī permitiu que eles entrassem em Seu kuṇḍa, o que eles fizeram abrindo a barreira entre o Śyāma-kuṇḍa e o Rādhā-kuṇḍa e, assim, fluindo através da lacuna os dois belos lados ficaram juntos para sempre.

Quando Śrī Caitanya foi até Vṛndāvana em 1514, Ele redescobriu os dois lagos sagrados, o Śyāma-kuṇḍa e o Rādhā-kuṇḍa.

CC Madhya 18.3: “Śrī Caitanya Mahāprabhu dançou em êxtase, mas quando Ele chegou a Āriṭ-grāma, Sua percepção sensorial foi despertada.”

Śrīla Prabhupāda: “Āriṭ-grāma também é chamado de Ariṣṭa-grāma. Śrī Caitanya Mahāprabhu entendeu que naquela vila Ariṣṭāsura havia sido morto por Śrī Kṛṣṇa. Enquanto estava lá, Ele perguntou sobre o Rādhā-kuṇḍa, mas ninguém poderia dizer a Ele onde estava. O brāhmaṇa que O acompanhava também não pôde determinar seu paradeiro. Śrī Caitanya Mahāprabhu pôde então entender que os lugares sagrados conhecidos como Rādhā-kuṇḍa e Śyāma-kuṇḍa estavam naquela época perdidos para a visão de todos. Ele, portanto, descobriu Rādhā-kuṇḍa e Śyāma-kuṇḍa, que eram dois reservatórios de água em dois campos de arroz. Embora houvesse muito pouca água, Śrī Caitanya Mahāprabhu era onisciente e podia entender que anteriormente essas duas lagoas eram chamadas de Śrī Rādhā-kuṇḍa e Śyāma-kuṇḍa. Desta forma, Rādhā-kuṇḍa e Śyāma-kuṇḍa foram descobertos.”

CC Madhya 18.37: “De todas as gopīs, Rādhārāṇī é a mais querida. Da mesma forma, o lago conhecido como Rādhā-kuṇḍa é muito querido pelo Senhor porque é muito querido por Śrīmatī Rādhārāṇī.”

“Assim como Śrīmatī Rādhārāṇī é a mais querida do Senhor Kṛṣṇa, o lago dEla, conhecido como Rādhā-kuṇḍa, também é muito querido por Ele. De todas as gopīs, Śrīmatī Rādhārāṇī é certamente a mais amada.” (Padma Purāṇa)

“Por causa de suas maravilhosas qualidades transcendentais, Rādhā-kuṇḍa é tão querido por Kṛṣṇa quanto Śrīmatī Rādhārāṇī. Foi naquele lago que o opulento Senhor Śrī Kṛṣṇa realizou Seus passatempos com Śrīmatī Rādhārāṇī com grande prazer e bem-aventurança transcendental. Quem se banha apenas uma vez em Rādhā-kuṇḍa atinge o Amor de Śrīmatī Rādhārāṇī por Śrī Kṛṣṇa. Quem neste mundo pode descrever as glórias e doçura de Śrī Rādhā-kuṇḍa?” (Govinda-līlāmṛta, 7.102)

“Os dois lagos Rādhā-kuṇḍa e Śyāma-kuṇḍa são o encontro de amantes de Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa. Eu acho que as doces fragrâncias nesses lagos são na verdade abraços apaixonados de Śrī Śrī Rādhā-Kṛṣṇa, as brisas são os suspiros apaixonados e tremores de Rādhā-Kṛṣṇa, e a água vista nesses lagos é o amor apaixonado de Rādhā-Kṛṣṇa derretido em néctar.” (Gopāla-campū, 1-15)

vṛṣabha-danuja-nāśān narma-dharmokti-raṅgair

nikhila-nija-sakhībhir yat sva-hastena pūrṇam

prakaṭitam api vṛndāraṇya-rājñā pramodais

tad ati-surabhi rādhā-kuṇḍam evāśrayo me

“Aquele Rādhākuṇḍa muito querido, lindo e perfumado, que apareceu após uma briga de brincadeira sobre piedade entre Rādhā e Kṛṣṇa após a morte do āsura touro Ariṣṭa, e que foi alegremente revelado e preenchido pela própria mão de Śrī Rādhā com a ajuda de Suas amigas, este Rādhākuṇḍa é meu único abrigo!” (Śrī-Śrī Rādhākuṇḍāṣṭakam)

Néctar da Instrução, verso 9:

Tradução: “O lugar sagrado conhecido como Mathurā é espiritualmente superior a Vaikuṇṭha, o mundo transcendental, porque o Senhor apareceu lá. Superior a Mathurā-Purī é a floresta transcendental de Vṛndāvana por causa dos nectáreos passatempos rāsa-līlā de Kṛṣṇa. E superior à floresta de Vṛndāvana é a Colina Govardhana, pois foi levantada pela mão divina de Śrī Kṛṣṇa e foi o local de Seus vários passatempos amorosos. E, acima de tudo, o super excelente Śrī Rādhā-kuṇḍa permanece supremo, pois está inundado pelo prema (Amor ouro) nectariano ambrosial do Senhor de Gokula, Śrī Kṛṣṇa. Onde, então, está aquela pessoa inteligente que não está disposta a servir esse divino Rādhā-kuṇḍa, que está situado aos pés da Colina Govardhana?”

Significado: O mundo espiritual é três quartos da criação total da Suprema Personalidade de Deus, e é a região mais exaltada. O mundo espiritual é naturalmente superior ao mundo material; no entanto, Mathurā e as áreas adjacentes, embora apareçam no mundo material, são consideradas superiores ao mundo espiritual porque a Suprema Personalidade de Deus apareceu em Mathurā. As florestas interiores de Vṛndāvana são consideradas superiores a Mathurā devido à presença das doze florestas (dvādaśa-vana), como Tālavana, Madhuvana e Bahulāvana, famosas pelos vários passatempos do Senhor. Assim, a floresta interior de Vṛndāvana é considerada superior a Mathurā, mas superior a essas florestas é a colina divina de Govardhana, porque Kṛṣṇa levantou a colina de Govardhana como um guarda-chuva, erguendo-o com Sua bela mão de lótus para proteger Seus associados, os habitantes de Vraja, das chuvas torrenciais enviadas pelo raivoso Indra, Rei dos semideuses. É também na colina de Govardhana que Kṛṣṇa cuida das vacas com Seus amigos vaqueiros, e também ali teve Seu encontro com Sua mais amada Śrī Rādhā e se engajou em passatempos amorosos com Ela. Rādhā-kuṇḍa, aos pés de Govardhana, é superior a todos, porque é lá que o amor por Kṛṣṇa transborda. Os devotos avançados preferem residir em Rādhā-kuṇḍa porque este lugar é o local de muitas memórias dos eternos casos de amor entre Kṛṣṇa e Rādhārāṇī (rati-vilāsa).

No Caitanya-caritāmṛta ( CC Madhya ), afirma-se que quando Śrī Caitanya Mahāprabhu visitou a área de Vrajabhūmi pela primeira vez, Ele não conseguiu encontrar a localização do Rādhā-kuṇḍa. Isso significa que Śrī Caitanya Mahāprabhu estava realmente procurando a localização exata do Rādhā-kuṇḍa. Finalmente, Ele encontrou o local sagrado, e havia um pequeno lago ali. Ele tomou Seu banho naquele pequeno lago e disse a Seus devotos que o Rādhā-kuṇḍa real estava situado lá. Mais tarde, o lago foi escavado pelos devotos do Senhor Caitanya, liderados primeiro pelos seis Gosvāmīs, como Rūpa e Raghunātha dāsa. Atualmente, existe um grande lago conhecido como Rādhā-kuṇḍa lá. Śrīla Rūpa Gosvāmī deu muita ênfase a Rādhā-kuṇḍa por causa do desejo de Śrī Caitanya Mahāprabhu em encontrá-lO. Quem, então, desistiria de Rādhā-kuṇḍa e tentaria residir em outro lugar? Nenhuma pessoa com inteligência transcendental faria isso. A importância do Rādhā-kuṇḍa, no entanto, não pode ser percebida por outras sampradāyas Vaiṣṇava, tampouco em pessoas sem interesse no serviço devocional ao Senhor Caitanya Mahāprabhu compreendem a importância espiritual e a natureza divina do Rādhā-kuṇḍa. Assim, Rādhā-kuṇḍa é adorado principalmente pelos Gauḍīya Vaiṣṇavas, os seguidores do Senhor Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu.

Néctar da Instrução, verso 11:

Tradução: “Dos muitos objetos de deleite preferido e de todas as donzelas amáveis de Vrajabhūmi, Śrīmatī Rādhārāṇī é certamente o objeto mais precioso do amor de Kṛṣṇa. E, em todos os aspectos, Seu divino kuṇḍa é descrito por grandes sábios como igualmente querido por Ele. Sem dúvida, Rādhā-kuṇḍa é muito raramente alcançado, mesmo pelos grandes devotos; portanto, é ainda mais difícil para os devotos comuns alcançarem. Se alguém simplesmente toma banho uma vez nessas águas sagradas, o puro amor de Kṛṣṇa é despertado completamente.”

Significado: Por que Rādhā-kuṇḍa é tão exaltado? O lago é tão exaltado porque pertence a Śrīmatī Rādhārāṇī, que é o objeto mais amado de Śrī Kṛṣṇa. Entre todas as gopīs, Ela é a mais amada. Da mesma forma, Seu lago, Śrī Rādhā-kuṇḍa, também é descrito por grandes sábios como o lago que é tão querido por Kṛṣṇa quanto a própria Rādhā. De fato, o amor de Kṛṣṇa por Rādhā-kuṇḍa e Śrīmatī Rādhārāṇī é o mesmo em todos os aspectos. Rādhā-kuṇḍa é muito raramente alcançado, mesmo por grandes personalidades totalmente engajadas no serviço devocional, para não falar de devotos comuns que estão envolvidos apenas na prática de vaidhī bhakti.

Afirma-se que o devoto que se banhar uma só vez no Rādhā-kuṇḍa desenvolverá imediatamente amor puro por Kṛṣṇa, do mesmo modo que as gopīs. Śrīla Rūpa Gosvāmī recomenda que, mesmo que não se possa viver permanentemente nas margens do Rādhā-kuṇḍa, ele deveria pelo menos tomar um banho no lago tantas vezes quanto possível. Este é um item muito importante na execução do serviço devocional. Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura escreve a esse respeito que Śrī Rādhā-kuṇḍa é o local mais seleto para aqueles interessados em aprimorae seu serviço devocional seguindo o exemplo das companheiras (sakhīs) e criadas íntimas (mañjarīs) de Śrīmatī Rādhārāṇī. As entidades vivas que estão ansiosas para voltar para casa no reino transcendental de Deus, Goloka Vṛndāvana, por meio de atingir seus corpos espirituais (siddha-deha) devem viver em Rādhā-kuṇḍa, abrigue-se nas criadas íntimas e confidenciais de Śrī Rādhā e, sob a direção delas, se dedicar-se constantemente em Seu serviço. Este é o método mais exaltado para os que se dedicam ao serviço devocional sob a proteção de Śrī Caitanya Mahāprabhu. Neste contexto, Srila Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura escreve que mesmo grandes sábios e grandes devotos como Nārada e Sanaka não têm a oportunidade de vir a Rādhā-kuṇḍa para se banhar. O que dizer então dos devotos comuns? Se, por grande sorte, alguém tiver a oportunidade de vir a Rādhā-kuṇḍa e se banhar pelo menos uma vez, poderá desenvolver seu amor transcendental por Kṛṣṇa, exatamente como as gopīs. Também é recomendável que se viva nas margens do Rādhā-kuṇḍa e seja absorvido no serviço amoroso ao Senhor. Deve-se tomar banho lá regularmente e desistir de todas as concepções materiais, abrigando-se em Śrī Rādhā e Suas gopīs assistente. Se alguém está constantemente envolvido durante a sua vida, depois de abandonar o corpo, ele retornará à Divindade para servir a Sri Rādhā da mesma maneira que ele contemplou durante sua vida nas margens do Rādhā-kuṇḍa. A conclusão é que viver às margens do Rādhā-kuṇḍa e se banhar diariamente constituem a mais alta perfeição do serviço devocional.É uma posição difícil de alcançar, mesmo para grandes sábios e devotos como Nārada. Portanto, não há limite para a glória de Śrī Rādhā-kuṇḍa. Ao servir Rādhā-kuṇḍa, pode-se ter a oportunidade de se tornar um assistente de Śrīmatī Rādhārāṇī sob a orientação eterna das gopīs.

Fonte: Śrī Caitanya-caritāmṛta e Upadeśāmṛta, traduzidos e comentados por Śrīla Bhaktivedanta Svāmī Prabhupāda. https://iskconvrindavan.com/…/radha-kunda-and-shyama…/

Créditos da imagem: https://www.mayapur.com/2016/radha-kunda-navadvipa-dham/