Com Lokasaksi Dasa
DHARMA – O MARCO DA VIDA HUMANA
O sábio Jaimini, quando interpreta os textos védicos, afirma athāto dharma-jijñāsā, “agora, então, devemos indagar sobre o dharma” (Mīmāṁsā-sūtra, 1.1.1). Dessa forma, ele estabelece a importância de da ação (karma) correta em concordância como o dharma.
Essa seria a interpretação inicial (pūrva-mīmāṃsā) e o ensinamento básico dos Vedas para a humanidade. Dessa forma, segundo a tradição védica, o dharma se apresenta como o fator de distinção entre a vida humana e existência animal.
āhāra-nidrā-bhaya-maithunaṁ ca
sāmānyam etat paśubhir narāṇām
dharmo hi teṣām adhiko viśeṣo
dharmeṇa hīnaḥ paśubhiḥ samānaḥ
“Comer, dormir, temer (defender-se) e ter vida sexual, é algo comum tanto para os animais como para os seres humanos. A característica específica (viśeṣa) que distingue o homem dos animais é a consciência do dharma, ou religião. Sem dharma não há diferença alguma entre os homens e os animais” (Hitopadeśa, 1.25).
O que seria esse dharma? Derivada da raiz verbal dhṛ “suportar, sustentar, manter, firmar”, a palavra dharma tem o sentido de “aquilo que sustenta, que mantém”. Geralmente se traduz dharma como “lei”, “dever”, “conduta prescrita”, “virtude”, “preceitos éticos” e até mesmo “religião”. O termo também significa “natureza”, “condição peculiar” ou “qualidade essencial”.
Śrīla Prabhupada define dharma como “ocupação”, porque, segundo ele, o significado básico da palavra dharma é “aquilo que sustém a existência de alguém”. Isso é corroborado pelo Mahābhārata:
dhāraṇād dharma ity āhur dharmo dhārayati prajāḥ,
“O que suporta, o que mantêm as pessoas juntas, é o dharma” (Mahābhārata, Karṇa-parva, 69.59).
Dharma refere-se à natureza ou ao caráter intrínseco de qualquer coisa ou substância (vastu). Dessa forma, podemos falar do dharma de objetos, plantas ou animais. O dharma do fogo, então, seria aquecer ou iluminar e o da água seria solver, fluir.
No seu sentido metafísico, após realizamos os nossos dharmas mundanos, podemos nos qualificar para o Sanatana Dharma. Este seria o dharma eterno do ser humano, que, como parte integrante da Divindade, serviria espontânea e amorosamente ao Senhor Supremo.
=====
Curso disponível em EAD
COMPRENDENDO O DHARMA
Estudo comparado de religião e espiritualidade
TEMAS
Dharma e religião – definição
Dharma como manifestação histórica
(as religiões da humanidade)
Dharma como caminho para Deus
(karma, jñāna, dhyāna e Bhakti)
Dharma como mística
(místicas do Ser e mística do Amor)
Ministrante: Lokasāki Dāsa ACBSP (Dr. Lúcio Valera)
Educador, Filósofo, Cientista da religião e Sacerdote Vaishnava
O curso não será ao vivo, mas gravado com suas dúvidas sendo respondidas no grupo ou diretamente em meu WhatsApp.
Ao ser realizada a sua inscrição, você receberá o link do grupo do curso, para ser poder acessar os vídeos e material didático.
A contribuição mínima sugerida para o curso será de R$ 108, que deverá ser feita pelo meu PIX, que é 12 98155-6612.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
12 98155-6612
#religião#religiosidade#espiritualidade#religiões#dharma#mística#sadhana#hinduismo#karma#Jnana#vedanta#bhaktivedanta#dhyana#yoga#bhakti#teologia#dialogointerreligioso#ciênciadasreligiões#cienciadasreligioes#teologiadareligião#historiadareligião#religiãocomparada#lokasaksi