Por Lokasaksi Dasa
A partir da noite desta terça-feira (25/02/2025) indo até quarta-feira (dia 26/02/2023) comemora-se a data auspiciosa de Śiva-ratri , que significa literalmente “a noite de Śiva.“
Esse festival auspicioso abrange a décima terceira noite (kṛṣṇa trayodaśi) e o décimo quarto dia da lua minguante (kṛṣṇa caturdaśi) no mês de Phalguna ou Govinda (que corresponde a fevereiro-março no Calendário Gregoriano). Esse festival celebra o casamento do Senhor Śiva com Parvati Devī (Durgā, Gauri).
Śiva-tattva ou a realidade do Senhor Śiva é muito profunda e imensurável. Para os shaivas (Śivaitas) ele é Parameśvara o Senhor Supremo, Pati, o pai de todos os seres criados. Para os yogis ele é Yogeśvara, o Senhor do Yoga que destrói o ego e nos situa em nosso próprio ser. Para os vaisnavas ele é vaiṣṇavanaṁs yathā śambu “o maior de todos os devotos do Senhor Viṣṇu” (Śrīmad Bhāgavatam 12.13.16.) e um dos doze mahājanas ou “autoridades na ciência de bhakti” (Śrīmad Bhāgavatam 6.3.20.).
Porque Śiva significa literalmente “o mais auspicioso”, não importa como ele seja visto. Há uma paradoxal igualdade e diferença entre os senhores Viṣṇu e Śiva , e isso é muito bem ilustrado no Brahma-saṁhitā (5.45), com a comparação entre o leite e coalhada.
A Divindade em sua transcendência é Viṣṇu, que é como o leite inadulterado. Por sua vez, a Divindade em sua imanência é Śiva , que é como a coalhada, o leite transformado pelo contato externo. Leite e coalhada são iguais mas diferentes.
Na tradição esotérica do Vaishnavismo Gaudiya, reconhece-a existência de Śiva como Gopeśvara Mahadeva ou Ksetrapala Mahadeva , o devoto e protetor do Dhama sagrado, que, com seu tridente nas quatro quadrantes espirituais, impede que os seres autorrealizados (siddhas), que tendo se liberado da existência material, mas não desenvolvido bhakti-bhāva, a emoção espiritual de amor incondicional por Kṛṣṇa, penetrem na região espiritual mais confidencial de Vraja, abrigando-os em vez disso na periferia da luz divina, o brahma-jyoti, a alegre luz do Ser.
Sobre o Senhor Śiva e Śiva-ratri, Śrīla A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupāda descreve:
“Descreve-se o Senhor Śiva como mīḍhuṣṭama, o melhor dos abençoantes. Ele é também conhecido como Āśutoṣa, o que indica que ele se satisfaz facilmente e fica muito irado facilmente. Afirma-se na Bhagavad-gītā que pessoas pouco inteligentes vão para os semideuses para pedir bênçãos materiais. Em relação a isso, as pessoas geralmente vão até o Senhor Śiva, e porque ele sempre se satisfaz rapidamente e abençoa a seus devotos sem considerações, Ele é chamado mīḍhuṣṭama, ou o melhor dos benfeitores. Pessoas materialistas estão sempre ansiosas para conseguir lucro material, mas elas não são sérias sobre o lucro espiritual. Ás vezes, claro, acontece que o Senhor Śiva torna-se o melhor abençoante na vida espiritual”.
(Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Śrīmad Bhāgavatm 4.7.7. Significado.)
“…por seguir o Śiva-ratri, Nanda Maharaja e todos os vaqueiros, eles aumentaram seu apego por Krishna. Isso é desejável”.
(Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada. 1.o de Maio de 1974, Trecho de uma conversa na caminhada matinal, em Bombai, Índia.)
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