Por Lokasaksi Dasa
Quarta-feira, dia 25 de dezembro de 2024, comemora-se o aparecimento de Jesus Cristo.
Segundo Śrīla Prabhupāda, seu Guru , Śrīla Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, considerava que Jesus era uma encarnação divina, um śakty-āveśa avatāra. Há dois tipos de encarnações da Divindade: as diretas (sākṣāt) e as indiretas (āveśa).
Quando o próprio Senhor vem em pessoa, essa é uma encarnação direta, ou sākṣāt. Agora, quando Ele dota e envia uma entidade viva para agir em Seu nome em uma missão espiritual, esse enviado recebe a denominação de śakty-āveśa-avatāra, ou “encarnação de Deus dotada de poder”.
Ele, dotado (āveśa) da potência espiritual (cit-śakti) do Senhor Supremo, pode ser Seu servo (dāsa), seu amigo (sakhi) ou Seu filho (putra), e adorá-lo é como adorar o Senhor Supremo.
No Purāna das profecias, o Bhaviṣya Purāna encontramos uma predição da encarnação do Cristo, o princípio salvador de Deus, na personalidade história de Jesus da Galileia:
īśa-putraṁ māṁ viddhi
kumari-garbha sambhavam
“Eu sou o Filho de Deus ( īśa-putra ) e nasci de uma virgem ( kumari-garbha ).” (BP, 19:28)
mlecchase sthapto dharma
maya tac chrnu bhupate
“Por favor, ouça de mim, sobre a religião que estabeleci entre os Mlecchas, ó rei.” (BP, 19:23)
Quando questionado, por um grupo de ministros Cristãos em Melbourne sobre se ele aceitava Jesus Cristo, Śrīla Prabhupāda respondeu: “Ele é nosso Guru, Ele está orando a Deus, assim ele é nosso mestre espiritual”. Descrevendo Jesus Cristo como representante de Deus, Śrīla Prabhupāda disse: “Nós adoramos o Senhor Jesus Cristo e oferecemos nossas reverências a ele”:
aiṁ cristāya namaḥ
“Quem não irá respeitar Jesus Cristo? Ele sacrificou tudo por Deus, mesmo a sua vida. Então, quem será o patife que não irá respeitar Jesus Cristo? O que ele fez de errado para a humanidade? Ele fez tudo para o benefício da humanidade. Oh, eu tenho muito, muito e intenso respeito pelo Senhor Jesus Cristo.”
(Conversa com Prabhupāda, 28/06/1974, em Melbourne, Austrália)