Search
Friday 13 December 2019
  • :
  • :

Sobre a Cultura Védica

 

3147235599_a8593c112d_o

A cultura védica é uma prática de vida que busca a compreensão da Verdade Absoluta. Há milhares de anos, esta postura de vida predominou por toda face da terra, em torno da ética do perfeito viver e do idioma que busca a perfeição do discurso, o Sânscrito. Seu centro floresceu ao norte da Índia, numa região onde é hoje o deserto do Rajastão, em um vale entre os rios antigos Indu e Saraswati.

Quando essa cultura começava a declinar, há cinco mil anos, o conhecimento filosófico que a fundamenta foi registrado em versos, pela primeira vez em um alfabeto – o Devanagari.  Assim aconteceu a compilação dos quatro Vedas –Rig,SamaYayur e Atharva – feita pela encarnação literária do deus Vishnu, o sábio Vyasa Deva.  Até então, este conhecimento fora transmitido na oralidade, por milhares e milhares de anos e sempre em sucessão discipular, segundo esses próprios registros.

Vyasa Deva escreveu ainda o Mahabharata, o maior poema épico já escrito, com mais de cem mil versos, em que está contido o Bhagavad-gita, a canção do Senhor. Também escreveu o Vedanta Sutra, 108 Upanishads e mais 18 Puranas.

Além de conhecimento filosófico e de vasta literatura,  da cultura védica há legados importantes também para a área da saúde, com o Ayurveda; da arquitetura, com o Vastu-Shastra; do desenvolvimento social, com o sistema de Varnashrama; do autoconhecimento, com o Jyotishi (Astrologia); e da elevação da consciência, com o sistema de Yoga.

Enfim, a cultura védica milenar se faz muito presente nas manifestações de dança, teatro e artes plásticas, não somente na cultura indiana, mas também nas tradições culturais de diversas nações do mundo. É o que bem demonstra o pesquisador Stephen Knapp, em sua obra Proof of Vedic Culture’s  Global Existence.




One thought on “Sobre a Cultura Védica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *