Search

HDG GLOBAL PUBLICATION LANÇA NOVO LIVRO DE H. D. GOSWAMI EM FEVEREIRO

Busca por Justiça, seleções de histórias do Maha-Bharata, com explicações modernas é o mais novo livro de H. D. Goswami Acharyadeva. Originalmente publicado em Inglês com o nome Quest For Justice, legends of Maha-Bharata. A nova edição em Português da HDG Global Publications tem lançamento online marcado para 13 de janeiro de 2022, com live do autor via Zoom, a partir das 17h.

Busca por Justiça é um livro bastante esperado no Brasil, já que a primeira publicação em Inglês, há quatro anos, gerou expectativa nos leitores brasileiros de H. D. Goswami. 

Para o autor, em última análise, o Maha-Bharata enfatiza uma característica importantíssima: a noção de Dharma, ou Justiça, talvez o conceito mais importante de todo o texto.

H. D. Goswami explica que Dharma é a força dentro do Universo. A lei divina que governa todas as coisas. “E se você se alinha com essa lei divina, você simplesmente vive sem ansiedade e é protegido por esse sistema. É semelhante ao Estado ideal. Se você segue a lei, a lei protege você; se você fere a lei, a lei fere você”.

Acharyadeva argumenta que o dharma, a lei divina, se observada, contribui não só para o próprio bem-estar. “Mas também para a paz e prosperidade do mundo.”

“Busca por Justiça, de H.D. Goswami, se nos apresenta como uma grande joia, neste momento de incertezas e vazio espiritual que o mundo atravessa.” Esta é a opinião do professor Lúcio Valera, graduado em Filosofia e Doutor (PhD) em Ciência da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG),

“Trata-se de uma recontagem das histórias do Maha-Bharata, o maior épico da humanidade, que gestou em seu seio a Bhagavad-gītā – prossegue.  Para Lúcio Valera, “o humor do autor em trazer essa literatura atemporal para nossa realidade e sua habilidade em contextualizar os momentos históricos do épico nos aproxima cada vez mais de sua essência, o ensinamento da Gītā”.

Lúcio Valera conclui seu comentário sobre a obra: “Que essa joia, em sua refulgência, possa nos iluminar cada vez mais. E assim desmistificar e ampliar o conceito de Dharma ou Justiça, bem além dos limites do ego.”

Sobre a obra de Acharyadeva, Kenneth Valpey, (Ph.D., Oxford Centre for Hindu Studies, Reino Unido) diz; “Qualquer pessoa familiarizada com o Maha-Bharata sabe que, seguindo muito menos explicativo, este conto complexo de inimizade fraterna e fratricida, a guerra, é uma tarefa assustadora. No entanto, em Busca por Justiça, de H.D. Goswami, estamos tratando com uma recontagem hábil e cativante que praticamente nos coloca dentro do drama enquanto ele se desenrola.”

Kenneth Valpey prossegue: “Correndo o risco de soar clichê, os milênios que nos separam desses eventos antigos parecem cair enquanto somos convidados a reconhecer no ser humano muito real, emoções que motivam os heróis e vilões deste célebre épico indiano. Lendo Busca por Justiça, é fácil entender que nós estamos lidando com uma das grandes e duradouras obras da literatura mundial, não uma peça de época de alguma época esquecida.”

H. D. Goswami, o autor, é um dos pioneiros e renomado mestre em Bhakti Yoga no mundo ocidental. Na vanguarda do diálogo religioso contemporâneo, ele é célebre por sua capacidade única de adaptar a sabedoria do antigo conhecimento védico em ensinamentos que são compreensíveis para o público ocidental.

Ao longo de sua carreira, logo cedo H. D. Goswami distinguiu-se pela sua devoção à mensagem da sabedoria da Índia antiga e ao seu mestre. Além de sua eloquência em apresentar os ensinamentos de Srila Prabhupada para os outros.

Em 1972, com um desejo implacável de servir melhor o mundo, ele aceitou um voto de celibato ao longo da vida. H. D. Goswami, nos 20 anos seguintes estabeleceu mais de 40 centros da ISKCON, além de supervisionar a tradução, publicação e distribuição de milhões de livros de seu mestre Srila Prabhupada em toda a América Central e do Sul, Itália e Grécia. Durante este tempo, ele ganhou distinção como o primeiro ocidental na história a traduzir e comentar sobre o canônico Bhagavata-purana de dentro da tradição.

Com a convicção de completar sua formação acadêmica e se conectar melhor com o Ocidente, H. D. Goswami voltou para a Universidade da Califórnia em 1991 como um estudante de Religiões do Mundo. Em 1996, ele completou seu Doutorado na Universidade de Harvard (EUA)

Depois de se formar, ele continuou seus estudos para aprofundar sua compreensão dos ensinamentos de Srila Prabhupada. Possui artigos publicados na Harvard University Press, na University of California Press e na Columbia University Press. Também trabalhou como professor visitante na Graduate Theological Union, UCLA e University of Florida.

Fluente em sete idiomas (inglês, espanhol, português, italiano, francês, alemão e sânscrito), H. D.  Goswami concluiu recentemente tradução da Bhagavad-gita e sua adaptação do primeiro livro do Maha-Bharata. Como um professor dedicado e estudioso da história religiosa, H. D. Goswami continua a procurar maneiras eficientes para adaptar a sabedoria antiga às circunstâncias contemporâneas.

Porque há pessoas ocidentais que necessitam e merecem a oportunidade de praticar Bhakti Yoga genuína dentro de uma cultura confortável e natural para elas, H. D. Goswami estabeleceu o Krishna West para facilitar o alcance da cultura védica ao público ocidental.

Busca por Justiça, obra em brochura, reúne 13 palestras sobre histórias do Maha-Bharata, distribuídas em 300 páginas, incluindo ainda notas de obras mencionadas e um guia de pronúncia das palavras em Sânscrito. Além dos agradecimentos dos publicadores, a nota ao leitor da primeira edição em Inglês e comentários de acadêmicos sobre o livro. Na capa, uma balança faz alusão à ao Dharma, ou Justiça, a lei divina que governa o Universo.

SERVIÇO:

Lançamento literário: Busca por Justiça, seleções de histórias do Maha-Bharata;

Data: 13 de janeiro;

Horário: 17h

Local: Plataforma Zoom.

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZYqfu-tqzMuG9x4SbL_DHlmITgzucuC3Y2k